quarta-feira, outubro 31, 2007

Não encontrei a versão portuguesa, mas traduzo mais ou menos em baixo.

Cardinal Urges Religious to Get Blogging

Says Internet Youth Forums Need Real Christian Message
ROME, OCT. 28, 2007 (Zenit.org).-

Benedict XVI's vicar for the Diocese of Rome expressed his hopes that religious men and women increase their use of information technology, and thus take advantage of what he called a new form of apostolate.

Cardianl Camillo Ruini spoke to the religious at the Pontifical Urbanian University during the diocesan gathering of the Union of Major Superiors of Italy, which represents 1,287 communities and 22,000 religious in Rome.

According to the Roman diocesan weekly RomaSette, Cardinal Ruini said: "A priest from Novara told me that the theme of 'Jesus' is very much discussed by youth in blogs. The focus, though, comes from destructive books that are widespread today, and not from Benedict XVI’s book ‘Jesus of Nazareth.'

"What will the idea of Christ be in 10 years if these ideas triumph?"

The true Jesus

The 76-year-old prelate admitted, "I don’t understand the Internet, but especially young religious ought to enter blogs and correct the opinions of the youth, showing them the true Jesus.”

Ora bem, isto em português seria algo do género:

Cardeal encoraja cristãos a usar os blogs.
O vigário papal da diocese de Roma espera que os jovens religiosos usem as novas tecnologias e tirem proveito desta nova forma de apostolado.
O Cardeal disse ainda o seguinte: «Eu não percebo a internet. Mas dizque nestas coisas que se chamam blogs, os jovens andam a falar muito do tema de Jesus. Mas, imagine-se, as as ideias vêm de livros destrutivos que circulam por aí hoje em dia em vez do livro Jesus de Nazaré, do Papa! Se isto continuar assim, daqui a dez anos, comé?
Os religiosos jovens e radicais, têm que entrar nos blogs e mostrar aos jovens o verdadeiro Jesus.»

Consegui ainda apurar que o Cardeal terá dito também o seguinte:
«Como bom exemplo destes blogs de qualidade, posso apontar um dos Pelegrinis de San Jacob... ou qualquer coisa assim. Mas existem outros que são muito fraquinhos, senza qualidade nenhuma. Não quero criar divisões ou discórdia, penso que tudo se poderia resolver com uma partita di fútbol.»
O Pipos pode confirmar tudo isto, porque se passou quando ele esteve em Roma recentemente. Certo Pipos?

TRÊS ANOS!

três anos estávamos a caminho de Santiago, mais precisamente neste dia com destino a Padrón – na minha opinião dos melhores albergues por onde passamos, tanto pelo sítio como pelas partilhas que houve!

Há muito tempo que não escrevo aqui, mas claro que passo aqui todos os dias. Espero que cada um esteja bem e hoje, três anos depois, possa dizer que conhece melhor Jesus do que quando começamos a caminhar ao encontro do seu Apóstolo.


Foi uma peregrinação marcante. Foi mesmo boa! Ando com ganas de voltar a Santiago mas está difícil de arranjar maneira…


Bom, juntem-se a mim nestes festejos, com posts, comments mas mais especialmente orações. Por cada um de nós, pelos que já casaram, pelo que está no semina, pelos namoros, pela vida santa que todos os dias tentamos levar.



16

segunda-feira, outubro 15, 2007

Oração Pela Vida

Meus amigos, este aviso já vem tarde. Mas até ao dia 4 de Novembro ainda falta algum tempo. É evidente que nem toda a gente pode, mas quem puder, que não seja por preguiça que não aparece!

A igreja referida é a que fica ao lado da esquadra da PSP, no largo do Rato.

Abraços,

Filipe


Atendendo a que pessoas experientes na luta pela vida em Portugal consideram que o nosso País não reagirá bem à oração em frente a clínicas, vamos fazê-lo nos bastidores – em silêncio e com confiança.

É muito importante que permaneçamos unidos e respeitadores das opiniões uns dos outros.

Vamos rezar pela Vida diante do Santíssimo Sacramento na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (no Largo do Rato) entre as 13:15 e as 14:15 de todos os dias úteis desse período.

Ao fim de semana e feriados rezaremos cada um por si, numa hora e local que as nossas obrigações familiares nos permitirem. (A não ser que o Espírito Santo nos inspire outra coisa).

Sempre em união com todos os pro-vida do mundo, em especial os que estiverem a “fazer” estes 40 dias de oração. Encontramo-nos o mais à frente da Igreja possível, do lado esquerdo de quem entra.

De 26 de Setembro a 04 de Novembro rezamos uma hora por dia em silêncio, oferecemos as Missas a que formos e almoçamos muito “poucochinho”.

Quem não puder vir todos os dias, venha só os que puder.

Vale sempre, sempre.

sexta-feira, outubro 12, 2007

quarta-feira, outubro 10, 2007

BOA PEREGRINAÇÃO!


A todos os que partiram a caminho de Fátima e, em especial, aos 60 e tal, que foram com as Equipas... Rezamos por quem faz o seu caminho e reza, certamente, por nós!

terça-feira, outubro 09, 2007

Melorius é impossível





É verdade! Depois dos anões, do perneta e dos gagos, apresento-vos São Melorius (Mélar, em Francês, Melor em Inglês, Myllor em Cornualho etc. etc.)



O único Santo, tanto quanto sei, que tinha próteses.



Pois é, este rapaz que morreu com apenas 14 anos, decapitado (afinal de contas, as próteses não chegam a tanto) teve uma vida bastante azarada. Era filho do Rei Santo Miliau, que foi assassinado pelo seu parente Riwal.



Riwal queria matar Melorius, mas foi dissuadido de o fazer pelos bispos locais. Em vez de o matar, mandou cortar-lhe um braço e um tornezelo. O pequeno Melorius, que na altura tinha apenas 7 anos, levou com duas próteses, um tornezelo e pé de cobre (não confundir com o mais comum pé-de-cabra) e uma mão de prata. Depois foi para um mosteiro para ser educado.



Passados alguns anos, já as próteses funcionavam perfeitamente como se fossem os seus membros originais. Foi então que o ruim Riwal o mandou decapitar. Conta-se que Riwal tocou na cabeça e morreu passados três dias. Bem feita!




A devoção a São Melorius é particularmente forte na Bretanha francesa e na Cornualha britânica. Só encontrei estas duas imagens dele. No vitral ele é o segundo da esquerda.



segunda-feira, outubro 01, 2007

PARABÉNS ANA!!

Estes Parabéns vão atrasados, a Ana fez anos dia 28, esperei que o Filipe o divulgasse, mas nada e no fim-semana não vim aqui! Quem não deu ainda vai a tempo...

E não por aqui post de anos, dá ofença e amuos, não é Duarte?

Tal como ao Aguiar, exigimos maior presença da Ana no blog, e não me venha dizer que tem de tratar do Cosme! ;)

PS- Nesse dia também fez anos a Raninha, que foi Santiagrina até à véspera da partida... depois não pôde ir!