sexta-feira, setembro 30, 2005

Comentario do envagelho de hoje

Amiguinhos!
Achei por bem partilhar este comentário com vocês!

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santa Catarina de Génova (1447-1510), leiga, mística
O livre arbítrio

Consentir na conversão

"Deus alenta a pessoa a levantar-se do pecado, depois, com a luz da fé, ilumina-lhe a inteligência e, logo, por meio de um certo gosto e deleite excita-lhe a vontade. Tudo isto realiza Deus num instante, se bem que nós o descrevamos com muitas palavras e o situemos num intervalo de tempo.
Esta obra fá-la Deus mais ou menos nas pessoas, de acordo com o fruto que Ele prevê. A cada uma é dada luz e graça a fim de que, fazendo o que estiver a seu alcance, possa salvar-se com tal de dar o seu consentimento. Este consentimento faz-se do seguinte modo: Quando Deus realiza a sua obra, basta que a pessoa diga: “estou contente, Senhor, fazei de mim o que quiserdes, que estou decidida a nunca mais pecar e a deixar, por vosso amor, qualquer coisa do mundo”.
Este consentimento e movimento da vontade dão-se sempre que a vontade da pessoa se une à de Deus sem que ela dê conta, tanto mais que tudo isso se passa em silêncio. A pessoa não vê o consentimento, mas experimenta uma sensação interior que a leva a dar-lhe continuidade. Nesta operação, sente-se tão fervorosa que fica espantada e estupefacta, sem ousar escapar.
Por esta união espiritual, a pessoa liga-se a Deus com um laço quase indissolúvel, porque Deus faz quase tudo, Deus rege-a e leva-a àquela perfeição à qual Ele a tem destinada."

beijinhos para todos!

3 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ah Grande Laura!!! É assim mesmo! Grande post! É disto que precisamos!
Deixem lá os caloteiros e o seu blog em paz e façamos deste blog o que ele já foi e pode ser!
Joana LM, Pi, Avillez, Pipos, Mérie, Compota, Santiagrinos em geral e cada um em particular, vamos lá mas é trabalhar para o bem de Deus e deixemo-nos de idiotices futebolísticas e demais disparates!
É Santiago, o Maior, que nos interpela! Que haja eco de facto - que a voz dos Santiagrinos, peregrinos de Santiago, filhos de Maria, testemunhas de Cristo, ecoe por toda a Terra!

Pipos disse...

Muito bom Laura,bom Francisco!

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu