terça-feira, dezembro 04, 2007

Olhar como os Pequeninos

Estamos em Tempo de Advento, de preparação dos nossos corações para a chegada d'Aquele que se fez pequenino por nós!

Para este dia (amanhã), proponho que o vivas como as crianças, os pequeninos.
Que olhes para as pessoas que se cruzarem contigo neste dia sem os preconceitos que com a idade foste adquirindo, que vejas o lado bom das pessoas num olhar simples, espontâneo e sincero.
Proponho que olhes para as coisas maravilhosas que Deus te põe no caminho, e que muitas vezes nem te dás conta da sua beleza, que as vejas como se fosse a primeira vez, tal como as crianças, e que isso te ajude a ver as maravilhas que Deus faz por TI!

Espero que nos ajude a preparar o nosso Advento!

7 comentários:

Filipe d'Avillez disse...

Bem... grande nível. Quer este, quer o desafio da Joana...
O da Joana deu-me muito que pensar. Não respondi na altura porque tenho estado a mil, mas fiquei mesmo a pensar muito no assunto, até porque é um problema que me preocupa há muito tempo.
Tive um pequeno gesto, pode ser que tenha servido de alguma coisa.
Este da Leonor acho muito bom também. Vou fazer esse esforço, embora reconheça que é muito difícil.
Penso nisso muitas vezes, quando vejo alguem e penso logo "granda beto" ou "granda totó" ou coisas do género. Essas categorias sociais em que encaixamos as pessoas... de certeza que Jesus não olhava para os que vinham ter com ele a pensar "só me faltava, um menino rico... vou despachá-lo".

Quanto à periodicidade, sinceramente não me preocupa nada que haja apenas dois ou três desafios por semana. Acho até que é uma maneira de nos protegermos de cair em banalidades.
Bom advento!

Pipos disse...

Tanto um como outro desafio, o meu pensamento foi para a faculdade e para os da minha aula.. Muitas vezes (falando do da leonor), olho para eles, como se a vida deles acabasse ali, tipo coitado... Nunca falei com eles, n faço ideia da vida deles, mas eles têm um rótulo para mim, que coisa mais idiota, e secalhar se nunca tivesse pensado nisso, esse rótulo ficaria pa sempre. Às vezes dou por mim a ter pena deles, mas quem sou eu pa pensar assim? por isso este desafio é bom para todo um advento, para rotinar a nossa cabeça a não por rótulos e pensamentos mas sim a olhar para todos como crianças!

No da Joana, não foi tão fácil levá-Lo aos outros, chegar lá e começar a falar. tenho-o feito com um dos meus amigos da faculdade e tem tido bastante graça e tem sido bom... mas dei por mim a olhar para todos e a pensar: será que há aqui algum beato? será que há alguem q reze todos os dias e vá à missa e participe em actividades? foi giro pensar nisso, e pensar que os que não são meus amigos tb n fazem ideia de como eu sou... agora, como descobrir se há ou não alguem assim??? eheh

Isabel Guedes disse...

Pipos, urgente, urgente é eles saberem o que tu és, como é que TU vives... e despertares neles qualquer coisa "SÓ" por isso... depois surgem sempre conversas BOAS...

Pipos disse...

Bela, pois é, mas eu qd tinha uma aula fixa, tudo era fácil e todos sabiam e tanto havia gozos cm boas conversas... agora c 3 cadeiras e a deambular turmas, n conheço a maioria... não é fácil ser o Testemunha de Jesus. ahah.. percebes?

Isabel Guedes disse...

Percebo... mas também percebo que tens de fazer o que estiver ao teu alcance... o resto, deixa para o próximo... ;)
Atenção, não te esqueças que estás a falar com alguém que ía fazendo cadeiras "aqui e ali" na católica e que menos "turminhas" fixas teve... sei bem do que falas, também vivi isso... e aprendi "un monton"! Basta SERMOS... Vamos A ISTO! :)

Filipe d'Avillez disse...

Assim, só naquela... por uma questão de mera curiosidade...
Quem é que me retirou dos colaboradores?!!!

Ok, provavelmente fui eu sem querer. Alguém que me adicione novamente sff.
O mais fácil é ser o Pipos, não te esqueças de usar o meu mail actual.

Pipos disse...

tás convidado em nome da Lei...

e fiz com que todos passassemos a ser administradores, por uma questão de jutiça.. até o Moraes, que escreve imenso!