segunda-feira, dezembro 10, 2007

Oração do Coração

No cristianismo do Oriente (Rússias, Grécias e afins) existe uma tradição muito antiga e venerável que se chama "A Oração do Coração".
Partindo da exortação apostólica "Orai sem Cessar" (1Ts 5.17) e da promessa de Cristo de que "Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei" (Jo. 14, 14) os Monges desenvolveram a oração do coração. Trata-se de repetir a oração de Jesus: "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim" ou uma variante como "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, um pecador" ou "Senhor Jesus Cristo, filho de Deus Vivo, tende piedade de mim, um pecador". Mas quando digo que se repete, não são 10 vezes, nem 100 nem 1000, é sem parar: "Orai sem Cessar".
Com o tempo e a experiência a oração torna-se de tal forma interiorizada que o coração já a reza por si, ao ritmo do seu batimento. Estando constantemente a pensar e a repetir o nome sagrado de Cristo, o próprio coração rechaça qualquer pensamento pecaminoso, a pessoa dá por si a rezar permanentemente. Acorda a rezar, adormece a rezar, dorme a rezar.

Obviamente isto não é uma coisa que se aprende de um dia para o outro, leva anos, mas é possível.
O desafio que proponho não é de atingir já neste advento a Oração do Coração. Porém, sugiro que se faça o seguinte:
1) Que nos habituemos a rezá-la. Tentem rezar esta oração, repetindo-a sem parar, quando adormecem. Evitem pensar em muita coisa, deixem-na trabalhar no vosso corpo e na vossa mente.
2) Que cada vez que nos virmos perante uma tentação, seja de pensamento ou de acção, digamos a oração de Jesus, as vezes que for preciso, até que a situação melhore. Assim começamos a compreender a força da invocação do sagrado nome de Cristo.
3) Se virem que estas práticas estão a funcionar e quiserem saber mais, que comprem, ou peçam para o Natal o livro "Relatos de um Peregrino Russo ao seu Pai Espiritual" (Edições Paulinas, lançado este mês) que é um tratado espectacular sobre a oração do coração que, lido com calma e com fé, poderá mudar a vossa vida de oração para sempre.
Boa continuação de advento, enquanto caminhamos para o Domingo da Alegria!

Senhor Jesus Cristo, tende piedade de nós, pecadores.

5 comentários:

Pipos disse...

Mto bom! um desafio não só para o advento, claramente

Duarte 16 disse...

Já tinha ouvido falar disso e acho muito boa proposta.

Senhor Jesus Cristo, tende piedade de nós, pecadores.

Maria Avillez disse...

Fipi,

Dá-me no Natal!
(muito bom:))

Isabel Guedes disse...

Filipe, grande post...
obrigada...

Jo disse...

E das coisas que vou mesmo tentar aplicar!!! =)