sexta-feira, julho 27, 2007

Obrigada...

Filipe e Franciso, através deles a todos:

OBRIGADA...! Pelo apoio, pelas orações, pela compreensão quando eu não queria dar abraços e/ou beijinhos, pelo esforço em animar, pelas mensagens a suportar....

Obrigada, por me terem ajudado a suportar a dor, a levar um bocadinho do meu coração ao colo.

O quarto em Ottawa...



Ficamos numa resiência de estudantes, da Universidade Católica e temos:

- cama de casal - 2 pessoas por cama, 4 por quarto.
- lavandaria por - $1.50 (canadian dolars!)
- bar 24horas
- biblioteca
- internet LAN grátis (not wireless)
- cada um tem a sua chave do quarto
- limpeza diária (toalhas e cama feita)
- limpeza total a cada 3 dias - lençóis, aspiração.

EJNS no Canadá

Muitos dos nossos amigos das EJNS estão a chegar hoje ao Canadá para um Encontro Internacional que promete ser fantástico! Pedi ao Pipos para ir dando notícias, caso tenha acesso à net, mas não sei se será possível.
Da parte de quem, infelizmente, ficou para trás... tudo a rezar por eles.

Canadá 2007...


O Encontro Internacional, começa já dia 30 de Julho. No sítio onde vamos ficar, consta que é muito bom, tem internet e por isso tentarei via blog e quando tiver tempo, dar as principais notícias e ir contando como tudo está a correr. A partir de dia 5, partimos para Montreal e Toronto e aqui não sei onde ficamos, não prometo notícias. Sei que nas Cataratas e na Wasaga beach não temos internet.
Primeiras notícias:
Na 3ª feira, dia 24 de Julho, partiu o primeiro grupo mais aventureiro, de 7 pessoas (os santi Leonor MC e Duarte AS, acompanhados do Zé Figueiredo, Ana Costa Guerra, Tiago Fonseca e Manel MC), que está em Washignton até dia 29 e nesse dia vão pra Ottawa para o sítio do encontro. Como vão? boa pergunta, aos quais os próprios não sabiam responder à 3 dias... Este grupo depois do encontro continua pelas Américas, vão a New York, Boston e Cup Code. Chegam a 18 de Agosto.
Hoje, dia 27 de Julho, partiram mais 39 portugueses rumo a Ottawa, na companhia Air Transat, aterram em Toronto e um autocarro levará até ao destino final. O ponto de encontro foi às 5h30 no aeroporto, e a alegria, e um excitamento feminino e do Pi, era contagiante (tive pena de não partir...). O ponto alto foi a surpresa do João Valentim, que poucos sabiam que ele partiria. Para estarem bem informados, deixo a lista dos 39 que partiram hoje e para nada escapar nas notícias que tentarei dar no blog e para rezarem pelo Encontro de cada um deles:
- Pe.Zé Manel, Pe.Tolentino, Mina e Rui, Joana Caiado, Maria Avillez, Maria Cunha Ferreira, Inês Cardoso, Hugo Vaz Serra, Carlota Leitão, Pipa Grilo, Pedro Cansado Carvalho, Pilar NA, Carmo PG, Pi Braga, Lourenço CO, Dunga, João Magriço, Leonor Lucena, Guadalupe Videira (a única pilotanda), João Valentim, Bernardo Caldeira, Isabel AB e 16 do Sector da Madeira!!!
No dia 29 de Julho, Domingo, parte o último grupo de 6 pessoas, que é composto pelo Pe.Nuno, Pedro Guedes, João Silveira, Peu, eu e um membro surpresa que ainda não posso revelar, pois lá eles têm net e podem ver. O ponto alto promete ser a celebração da missa, porque o Pe.Nuno tem de celebrar, pois é dia do Senhor, e será durante a viagem, pois esta ocupa todo um Domingo. Onde e quando não sabemos.
Durante o dia de hoje e fim-de-semana darei notícias, se eles chegaram bem e primeiros impactos e tentarei fazer um diário aqui durante o Encontro, mas como aqueles que já foram a um, não é fácil tempo para o fazer. Prometo tentar...
Portugal será o país com mais representantes, com 52 equipistas, mas sei que vão 30 e tal de Espanha, 15 do Líbano (espectacular!), mais de 10 do Brasil, 6/7 de Itália... Depois especifico melhor.
Rezem pelo Encontro e por todos aqueles que vão!

quarta-feira, julho 25, 2007

Dia de Santiago

San'Tiago Apóstolo, a ti rogamos neste dia.
Santo do Caminho, conduz o Zé Maria à presença do Senhor.
Padroeiro dos Peregrinos, acompanha a Joana e a sua família nestes passos tão difíceis.

A vida é como o Caminho de Santiago - não sabemos o que vamos encontrar ao virar da curva; não sabemos como será o dia de amanhã; fazem dias de sol luminoso; caem cargas de água gigantescas e andar é mais difícil; só sabemos que no fim espera-nos a alegria enorme de termos chegado e do caminho percorrido.

Joana, mais uma vez és tu que levas a cruz, bem alta, bem à frente. Estamos aqui, Santiagrinos, caminhamos contigo, sempre, e ao fim do dia estaremos lá, para o momento da tua partilha.

sexta-feira, julho 20, 2007

Querida Joana

Devem existir algumas palavras, alguma coisa que se diz nestas ocasiões e que ajuda mesmo a aliviar o sofrimento. Só sei que se existem, eu não as conheço. Por isso mais vale não dizer nada se não o seguinte:
Estamos contigo, rezamos por ti e pela tua família.
Lembras-te do grão de mostarda que brotou na tua alma quando fomos a Santiago? É agora, mais que nunca, que precisas da sua força. Agora quando poderá parecer tudo sem sentido, é agora que tens que ter a força para não o deixar definhar. Nós rezamos por isso também.
Não há explicações. Deus não quis que isto fosse assim. Ninguém pode justificar o injustificável. Lembra-te só que Ele sabe o que tu sofres e sofre contigo, porque já passou por isso. Na carne. E tudo o resto são conversas e hipóteses. Eu sei que parece que nem Ele te pode consolar agora, se calhar não pode mesmo... mas ao menos deixa-O entrar para poder chorar contigo e carregar um pouco do peso da tua cruz.
Desculpa a infinita insuficiencia destas palavras.
Filipe, e Ana, e todos.

quarta-feira, julho 11, 2007

Missas no Rito antigo


Regresso do Rito de São Pio V quer promover a reconciliação. Papa afasta receios sobre esta decisão.

Bento XVI publicou este Sábado o "Motu Proprio" sobre a liturgia romana anterior à reforma de 1970. O documento "Summorum Pontificum" (Dos maiores Pontífices) aprova a utilização universal do Missal promulgado pelo Beato João XXIII em 1962, com o Rito de São Pio V, utilizado na Igreja durante séculos.
O Rito de São Pio V, que a Igreja Católica usava até à reforma litúrgica de 1970 (com algumas modificações, a últimas das quais datada de 23 de Junho de 1962) foi substituído pela Liturgia do "Novus Ordo" (Novo Ordinário) aprovada como resultado da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.
Com o novo documento, Bento XVI estende a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes do Concílio.
A publicação do Motu Proprio (documento le­gislativo da iniciativa do Papa) é acompanhado por uma "carta explicativa do Santo Padre".
Esta aprovação universal significa que a Missa do antigo Rito poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica (licença ou indulto) de um Bispo.
Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano.
O Rito resultante da reforma litúrgica conciliar instituía uma nova forma de celebrar a missa que revogava, não o uso do Latim, mas o uso do anterior Rito de S. Pio V. O "Novus Ordo" (aprovada por Paulo VI) tem também uma versão em Latim.


Ver mais aqui.


Que me dizem os amigos sobre isto?

segunda-feira, julho 09, 2007

Perneta Desvendado

Ok, perante a vossa curiosidade, vejo-me obrigado a revelar a identidade do Santo Perneta. Trata-se de São Tekle Haymanot. Este homem santo etíope é venerado no dia 17 de Agosto, e no dia 24 de todos os meses do ano, na Etiópia (o que deve ser complicado, porque o calendário Etíope contém um mês com apenas 13 dias, se não me engano). Tendo feito uma promessa para se manter de pé em oração durante vários anos, uma das suas pernas ficou infectada ao fim dos primeiros sete, e, ficando gangrenosa, teve que ser amputada. Ele cortou-a pessoalmente e manteve-se mais sete anos de pé, em oração, sob uma só perna.
Uma das tradições diz que Deus recompensou a sua santidade e a lesão sofrida, dando-lhe asas para poder transportar-se mais facilmente.
Brutal!

Entretanto, no blog dos nossos co-santos-em-formação, há um pedido de oração pelo tio do Hugo Vaz Serra. Foi operado na Sexta-feira, mas nunca é tarde para rezar.

quinta-feira, julho 05, 2007

Vocês sabiam que ele tinha que existir!

Depois de vos ter brindado com São João o Anão, e com o minúsculo Santo Neot de Cornualha, eis que descobri o nosso próximo candidato para o pequeno santuário dos Santos com direito a estacionar no lugar da cadeirinha de rodas no grande Centro Comercial lá do céu.
Mas esta não vo-la dou de borla. Tomem lá a foto e, desafio-vos a descobrir o nome e a história deste senhor.