quinta-feira, agosto 10, 2006

9 de Agosto... Com atraso...

O atraso justifica-se por eu ter chegado ontém há noite de Istanbul, também conhecida como a cidade do Bósforo, ou ainda "a cidade que não passa de uma gigante feira de Carcavelos".

9 de Agosto é de facto o dia em que comemoramos Edith Stein, pois foi o dia em que ela morreu. Contudo, outras coisas se passaram nesse dia ao longo da Segunda Guerra Mundial. Nomeadamente: a 9 de Agosto de 1943 foi executado por decapitação, Franz Jaegerstaetter.
Franz foi um católico austríaco, homem simples, que sempre se recusou a combater pela Alemanha Nazi. Apesar de todos os seus amigos e da sua família o terem dito que a sua teimosia de nada valia, insistiu e enfrentou a morte por Guilhotina (como os agentes do mal gostam de decapitar pessoas!).

A 9 de Agosto de 1945 existia em Nagasaki, no Japão uma grande e dinâmica comunidade católica. Nem os 250 anos em que ser cristão era castigado com pena capital tinham conseguido acabar com a comunidade. Entretanto, já legalizado e tolerado o rebanho tinha construído a magnífico Catedral de Santa Maria de Urakami.
Foi esta catedral, visível de grande altitude que os pilotos do Bombardeiro B-29 conseguiram distinguir por entre as núvens naquela manhã. A bomba atómica conseguiu em poucos segundos aquilo que séculos de perseguição não tinham conseguido. A comunidade cristã, juntamente com grande parte do resto da população da cidade, foi dizimada.

O bombardeiro não levantou voo sem antes ser benzido pelos capelães católico e protestante da base. Ambos se dedicam hoje a trabalhar pela paz, arrependendo-se profundamente do seu pequeno grande papel naquele acto.

Sem comentários: