segunda-feira, agosto 28, 2006

Hoje a Igreja celebra

Santo Agostinho, Bispo, Doutor da Igreja, +430


Nasceu em Tagaste, no ano de 354. Africano da Tunísia, era filho de pai pagão e de mãe cristã. Espírito irrequieto e sedento de verdade, enveredou por várias correntes filosóficas e seitas, até chegar ao cristianismo. Incursionou também pelos meandros da vida amorosa, e por muito tempo viveu em companhia de uma mulher e ambos tiveram um filho. Esta mulher anónima, que Santo Agostinho amava e por ela era amado, e da qual nem sequer nos legou o nome, retornou à África e certamente não foi menor em sua oblação.Agostinho converteu-se por volta do ano 387 e recebeu o baptismo em Milão. Quem o baptizou foi o célebre bispo Santo Ambrósio que, juntamente com Santa Mónica, trabalhou pela sua conversão. Retornando à sua terra, levou vida ascética. Eleito bispo de Hipona, por trinta e quatro anos esteve à frente de seu povo, ensinando-o e combatendo as heresias. Além de "Confissões", escreveu muitas outras obras. Constitui-se, assim, num dos mais profundos pensadores do mundo antigo. É por muitos considerado o pai do existencialismo cristão. Morreu em Hippo Regius, no dia 28 de Agosto de 430.
in Evangelho Quotidiano

De regresso

Caros amigos, cá estou, de regresso de férias. Não pude deixar de notar nos Servicinhos do nosso querido Santiagrino Seminas Duarte durante a minha ausência. Muito obrigado! O Filipe vai dando o ar da sua graça com as curiosidades que encontra. E o resto, cadê? Tudo de férias ainda?
Antes de ir de férias estava de greve, cumprindo apenas serviços mínimos. Passadas as férias, e tendo em atenção os serviços prestados pelo Duarte, declaro suspensa a minha greve até que volte a achar que deve regressar por mais ninguém "postar". Vamos lá a ver se temos mais posts, afinal o Blog é de todos nós e só tem a ganhar se todos escrevermos.

Abreijos e bom regresso.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Servicinho IX

25 de Agosto - São Luís de França
Photobucket - Video and Image Hosting
Nasceu em 1214 e subiu ao trono de França aos vinte e dois anos de idade. Contraiu matrimónio e teve onze filhos a quem ele próprio deu uma excelente educação. Distinguiu-se pelo seu espírito de penitência e oração e pelo seu amor aos pobres. Na administração do reino, foi notável o seu zelo pela paz entre os povos e mostrou-se tão diligente na promoção material dos seus súbditos como na sua promoção espiritual. Empreendeu duas cruzadas para libertar o sepulcro de Cristo e morreu perto de Cartago no ano de 1270.

terça-feira, agosto 22, 2006

Não há pão pa malucos... mas há pijamas.

Querem saber como é que isto:

"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes desse mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo o tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos."
Efésios 6, 10-18

serviu de inspiração para isto... ?

Então descubram por aqui.

sábado, agosto 19, 2006

Servicinho VIII

19 de Agosto S. JOÃO EUDES, presbítero
Photobucket - Video and Image Hosting

Nasceu na diocese de Séez (França) no ano 1601; recebeu a ordenação sacerdotal e dedicou se durante vários anos à pregação nas paróquias. Fundou duas Congregações: uma destinada à formação sacerdotal dos seminaristas e outra para a educação das mulheres cuja vida cristã corria perigo. Fomentou com particular zelo a devoção aos Corações de Jesus e de Maria. Morreu em 1680.

da Liturgia das horas:

Do Tratado de São João Eudes, presbítero,sobre o admirável Coração de Jesus(Lib. 1, 5: Opera Omnia 6, 107.113-115) (Sec. XVII)
Fonte de salvação e de vida verdadeira
Rogo-te que penses em Nosso Senhor Jesus Cristo como tua verdadeira Cabeça e em ti como um dos seus membros. Ele é para ti como a cabeça para os membros.
Tudo o que é d’Ele é teu: o seu espírito, o seu coração, o seu corpo, a sua alma e todas as suas faculdades. Deves usar de todas elas como se fossem realmente tuas, para servir, louvar, amar e glorificar a Deus.
Tu és para Ele como um membro em relação à cabeça; e por isso também Ele deseja ardentemente servir-Se de todas as tuas faculdades como se fossem suas, para servir e glorificar o Pai.
Cristo não somente é para ti, mas quer também estar em ti, viver e dominar em ti, como a cabeça vive e reina nos seus membros. Quer que tudo quanto n’Ele existe viva e domine em ti: o seu espírito no teu espírito, o seu coração no teu coração, todas as faculdades da sua alma nas faculdades da tua alma, de modo que se realizem em ti aquelas palavras: Glorificai e trazei a Deus no vosso corpo, e a vida de Jesus se manifeste em vós.
E tu não somente és para o Filho de Deus, mas deves estar n’Ele tal como os membros estão na cabeça. Tudo quanto há em ti deve ser inserido n’Ele e d’Ele deves receber a vida e por Ele ser governado. Fora d’Ele não encontrarás a vida verdadeira, porque Ele é a única fonte de vida verdadeira; fora d’Ele não encontrarás senão morte e perdição.
Seja Ele o único princípio dos teus movimentos, acções e energias da tua vida; deves viver d’Ele e por amor d’Ele, para que em ti se cumpram estas palavras: Nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo; se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos para o Senhor. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor.
De facto, Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Tu és, por conseguinte, uma só coisa com Jesus, como os membros são uma só coisa com a cabeça; e por isso deves ter com Ele um só espírito, uma só alma, uma só vida, uma só vontade, um só pensamento, um só coração.
E Ele deve ser o teu espírito, o teu coração, o teu amor, a tua vida, enfim, deve ser tudo para ti.
Todas estas grandezas do cristão têm a sua origem no Baptismo, crescem e robustecem se pela Confirmação e pelo bom exercício das outras graças que Deus lhe comunica e que têm o seu mais perfeito complemento na sagrada Eucaristia.

terça-feira, agosto 15, 2006

Servicinho VII

15 de Agosto
Assunção da Virgem Santa Maria Solenidade
Photobucket - Video and Image Hosting
Recomendo a todos que leiam com muita atenção este precioso documento da Igreja,
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII
MUNIFICENTISSIMUS DEUS
DEFINIÇÃO DO DOGMA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA EM CORPO E ALMA AO CÉU


Aqui fica um bocadinho!

"41. Considerando que a Igreja universal - que é assistida pelo Espírito de verdade, que a dirige infalivelmente para o conhecimento das verdades reveladas - no decurso dos séculos manifestou de tantas formas a sua fé; considerando que os bispos de todo o mundo quase unanimemente pedem que seja definida como dogma de fé divina e católica a verdade da assunção corpórea da santíssima Virgem ao céu; considerando que esta verdade se funda na Sagrada Escritura, está profundamente gravada na alma dos fiéis, e desde tempos antiquíssimos é comprovada pelo culto litúrgico, e concorda, inteiramente, com as outras verdades reveladas, e tem sido esplendidamente explicada e declarada pelos estudos, sabedoria e prudência dos teólogos - julgamos chegado o momento estabelecido pela providência de Deus, para proclamarmos solenemente este privilégio insigne da virgem Maria."

Imprimam-no e leiam neste resto de férias, vale mesmo a pena!
http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus_po.html

sexta-feira, agosto 11, 2006

Servicinho VI

11 de Agosto - Santa Clara, virgem Memória
Photobucket - Video and Image Hosting
(S. Francisco de Assis e Santa Clara Adorando o Menino Jesus, de Josefa de Óbidos, séc. XVII)
Nasceu em assis no ano de 1193. Imitando o exemplo do seu concidadão Francisco, seguiu o caminho da pobreza e fundou a Ordem monástica (Clarissas). A sua vida foi de grande austeridade, mas rica em obras de caridade e de piedade. Morreu em 1253

quinta-feira, agosto 10, 2006

9 de Agosto... Com atraso...

O atraso justifica-se por eu ter chegado ontém há noite de Istanbul, também conhecida como a cidade do Bósforo, ou ainda "a cidade que não passa de uma gigante feira de Carcavelos".

9 de Agosto é de facto o dia em que comemoramos Edith Stein, pois foi o dia em que ela morreu. Contudo, outras coisas se passaram nesse dia ao longo da Segunda Guerra Mundial. Nomeadamente: a 9 de Agosto de 1943 foi executado por decapitação, Franz Jaegerstaetter.
Franz foi um católico austríaco, homem simples, que sempre se recusou a combater pela Alemanha Nazi. Apesar de todos os seus amigos e da sua família o terem dito que a sua teimosia de nada valia, insistiu e enfrentou a morte por Guilhotina (como os agentes do mal gostam de decapitar pessoas!).

A 9 de Agosto de 1945 existia em Nagasaki, no Japão uma grande e dinâmica comunidade católica. Nem os 250 anos em que ser cristão era castigado com pena capital tinham conseguido acabar com a comunidade. Entretanto, já legalizado e tolerado o rebanho tinha construído a magnífico Catedral de Santa Maria de Urakami.
Foi esta catedral, visível de grande altitude que os pilotos do Bombardeiro B-29 conseguiram distinguir por entre as núvens naquela manhã. A bomba atómica conseguiu em poucos segundos aquilo que séculos de perseguição não tinham conseguido. A comunidade cristã, juntamente com grande parte do resto da população da cidade, foi dizimada.

O bombardeiro não levantou voo sem antes ser benzido pelos capelães católico e protestante da base. Ambos se dedicam hoje a trabalhar pela paz, arrependendo-se profundamente do seu pequeno grande papel naquele acto.

Servicinho V

10 de Agosto São Lourenço, diácono e mártir Festa
Photobucket - Video and Image Hosting
Era diácono da Igreja Romana e morreu mártir na perseguição de Valeriano (258), quatro dias depois do papa Sisto II e seus companheiros, os quatro diáconos romanos. O seu sepulcro encontra-se junto à Via Tiburtina, no Campo Verano. Constantino Magno erigiu uma basílica naquele lugar. O seu culto já se tinha difundido na Igreja no século IV.
(Liturgia das Horas)


Reza a conhecida lenda: "O seu martírio foi escolhido com crueldade maior que sua ousadia: foi assado vivo. E ainda no sofrimento encontrou forças para dizer: “Virem-me, que já estou bem assado deste lado”. "

Achei bonito este Hino das Laudes de hoje, que em oração conta a história deste grande Santo.

São Lourenço, casto lírio
dos jardins da Igreja em flor,
do sangue do seu martírio
fez um incêndio de amor.

Na Roma torva e pagã
das velhas sete colinas,
foi como o sol da manhã
sobre as pedras em ruínas.

Diácono dedicado,
cireneu da dor alheia,
mostrou alma de soldado
em batalhas de epopeia.

Enfrentou o fogo e o ferro
das mais cruéis tiranias.
Dos combates contra o erro
fez a glória dos seus dias.

Coração alegre e forte,
seguro do eterno lar,
bendizendo a própria morte,
entrou no Céu a cantar.

Não há mais alto destino
que morrer pela verdade.
Louvor a Deus Uno e Trino,
agora e na eternidade.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Servicinho IV

9 de Agosto - Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir Festa (Na Europa)
Photobucket - Video and Image Hosting
Edith Stein, filha de pais judaicos, nasceu em Breslau no dia 12 de Outubro de 1891. Tendo-se dedicado aos estudos filosóficos, empenhou-se perseverantemente na procura da verdade, até que encontrou a fé em Deus e se converteu à Igreja Católica. Foi baptizada no dia 1 de Janeiro de 1922. Desde então serviu a Deus na função de professora e escritora. Agregada às irmãs carmelitas em 1933 com o nome de Teresa Benedita da Cruz por ela escolhido, dedicou a sua vida ao serviço do povo judaico e do povo alemão. Deixando a alemanha por causa da perseguição aos Judeus, foi recebida a 31 de Dezembro de 1938 no convento das carmelitas de Echt (Holanda). No dia 2 de agosto de 1942 foi presa pelas autoridades que exerciam o poder aterrador na Alemanha e enviada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau (Polónia), destinado ao genocídio do povo judaico. Aí foi cruelmente morta no dia 9 de Agosto.
(Liturgia das Horas)
"Santa Teresa Benedita da Cruz conseguiu compreender que o amor de Cristo e a liberdade do homem se entretecem, porque o amor e a verdade têm uma relação intrínseca. A busca da verdade e a sua tradução no amor não lhe pareciam ser contrastantes entre si; pelo contrário, compreendeu que estas se interpelam reciprocamente. No nosso tempo, a verdade é com frequência interpretada como a opinião da maioria. Além disso, é difundida a convicção de que se deve usar a verdade também contra o amor, ou vice-versa. Todavia, a verdade e o amor têm necessidade uma do outro. A Irmã Teresa Benedita é testemunha disto. «Mártir por amor», ela deu a vida pelos seus amigos e no amor não se fez superar por ninguém. Ao mesmo tempo, procurou com todo o seu ser a verdade, da qual escrevia: «Nenhuma obra espiritual vem ao mundo sem grandes sofrimentos. Ela desafia sempre o homem inteiro». A Irmã Teresa Benedita da Cruz diz a todos nós: Não aceiteis como verdade nada que seja isento de amor. E não aceiteis como amor nada que seja isento de verdade!"
Homilia do Papa João Paulo II na cerimónia de canonização de Edith Stein -11/Out/1998
PS - Faz anos o assitente nacional das Equipas, o Pe Nuno Coelho!

terça-feira, agosto 08, 2006

Servicinho III

8 de Agosto - São Domingos

Photobucket - Video and Image Hosting

Nasceu em Caleruega (Espanha) cerca do ano de 1170. Estudou Teologia em Palência e foi nomeado cónego da Igreja de Osma. Por meio da sua pregação e do exemplo da sua vida combateu com grande êxito a heresia dos Albigenses. Com os companheiros que aderiram a esta empresa fundou a Ordem dos Pregadores. Morreu em Bolonha no dia 6 de Agosto de 1221.

sábado, agosto 05, 2006

Servicinho II

5 de Agosto - Dedicação da Basílica de Santa Maria


Depois do Concílio de Éfeso (431), em que a Mãe de Jesus foi aclamada Mãe de Deus, o papa Sisto II erigiu em Roma, no monte Esquilino, uma basílica dedicada à Santa Mãe de Deus, mais tarde designada "Santa Maria Maior".É esta a Igreja mais antiga do Ocidente que foi dedicada a Nossa Senhora.
(Liturgia das Horas)
Photobucket - Video and Image Hosting
Dentro desta peça está a mangedoura onde nasceu Jesus. Na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma

sexta-feira, agosto 04, 2006

Servicinho I

Hoje é dia de São João Maria Vianney, aka Santo Cura d'Ars. +1859.
Photobucket - Video and Image Hosting
Não vou escrever nada sobre ele, aconselho vivamente todos a lerem a Carta aos padres, por ocasião de Quinta-feira Santa, 06/04/1986 do Papa João Paulo II.
Não sejam preguiçosos e vão lê-la!

Hoje é Dia do Padre. Telefonem a um que conheçam, dêem-lhe os parabéns. Eles merecem! Rezem pelas vocações!=)

terça-feira, agosto 01, 2006

Serviços mínimos VIII

Hoje a Igreja celebra Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo, Doutor da Igreja, +1787

Serviços mínimos VII

Ontem a Igreja celebrou Santo Inácio de Loyola, presbítero, fundador, +1556.

Ad Majorem Dei Gloriam

Ontem não conseguia carregar fotografias.