segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Missa em Grego!

É tão bom numa cidade com 5 milhões de habitantes, num país com o triplo do nosso tamanho, mas com os mesmos 10 milhões, ou seja, metade vive em Atenas... CAOS!

ups, o que é bom?
No meio da confusão entrar numa Igreja Católica, é como chegar a casa, é como estar em casa!

Depois toda uma Missa em grego!Realmente, os Católicos são bondosos e presentes em todo o Mundo, quando mais precisamos, senta-se uma senhora ao nosso lado com o Missal em Inglês e que partilhou connosco durante toda a missa... pois bem, senhora Católica e tal.. que fez ela no fim?? deu-nos o Missal para a Maria continuar a levar durante este tempo em Atenas, que amor! Missal de borla ;) O Espírito Santo não dorme, nunca!

De resto tudo igual a cá, é tão giro ver linguas tão diferentes e tudo tão igual! Apenas factos curiosos, ajoelham-se todos a seguir ao Cordeiro de Deus, apenas alguns o fazem em Portugal, ficam ajoelhados até ao fim da Consagração, alguns apenas o fazem por cá, e não cantam lá muito bem, como alguns o fazem por cá e a seguir ao ofertório levantam-se só a seguir à aclamação: O Senhor esteja convosco, alguns o fazem por cá, geralmente os mais velhos...

->Porquê estas diferenças? quando se deve relamente ajoelhar, levantar? era bom nos comentários cada um partilhar porque o faz ou porque aprendeu a fazer isso...

A experiencia da missa em grego...

PS- A Sra.Prazeres deles é fortissima, lê e passa a Missa toda dum lado para o outro a ver se alguem se ta a portar mal.. eu tive a infelicidade de por os pés em cima de onde nos pomos de joelhos..

PPS- Não vale dizer que é indiferente ser grego ou inglês para mim!

9 comentários:

Pipos disse...

Este post tá igual em http://angeluslist.blogspot.com/

Quem tem direitos que ponha este blog nos favoritos, para não ter de escrever 2 posts iguais aqui e lá.. uma vez num, outra noutro. Mas agora centremos nas perguntas do post, pois não tenho grandes respostas...a não ser queestões de tradição.

Dennys Silva-Reis disse...

A unidade de doutrina, tradição, rito só é encontrada na Igreja catolica... por isso somos (catolicos) universais....

aproveito para lhe convidar a visitar meu blog

http://ointercessor.blogspot.com/

abraços

inésia disse...

devemos fazer como faz a comunidade. se a comunidade fica de pé na consagração, devemos ficar de pé; se a comunidade se mantém de pé até o Cordeiro voltar para o Sacrário, devemos ficar de pé, e assim por diante.

Senzhugo disse...

A Maria recebeu um missal senza.

Duarte 16 disse...

É como diz a Inês. As disposições que a Igreja propõe estão na Instrucção Geral do Missal Romano (se pedirem muito posso mostrar!!) e remetem também para a Conferência episcopal de cada país!

Filipe d'Avillez disse...

Concordo, devemos fazer como faz a comunidade, para que haja unidade na adoração. Uma das coisas que me entristece um pouco em Portugal é ver cada um a fazer à sua maneira.
Às vezes a culpa é nossa, fazemos de maneira diferente dos outros, mas não queremos "ceder" e agarramo-nos às nossas manias picuínhas.

mvs disse...

Na Polónia toda a gente se ajoelha a seguir ao "Cordeiro de Deus" e até à comunhão. Acho que ainda não estive numa igreja onde isso não acontecesse.

inésia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ó Filipe, tens pior que isso e não precisas ir muito longe - há quem não diga as mesmas coisas na missa, quando devemos dizer tudo igual e de acordo com o que a Igreja indica. A este exemplo, no "Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja" há muito boa gente que diz "... para honra e glória do seu nome,... e de toda a sua santa Igreja". Ora se nem nestas coisas as pessoas são cumpridoras e dão-se a liberdades, queres que sejam uniformes no resto como?