sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Artigo Ícones

Amigos,
Convido-vos a ver o seguinte artigo que acabei de escrever e publicar no site da Pastoral da Cultura. Agradeço comentários e outros pontos de vista.
Beijinhos e abraços!
Filipe

8 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, vi e gostei muito. Fiquei com uma dúvida: os iconoclastas vingaram durante os séc. VIII e IX e no entanto dizes que hoje existem apenas 8 ícones anteriores ao séc XVIII. Não tá aqui alguma confusão? Se dizes que esses 8 sobreviveram à fúria iconoclasta, não são anteriores ao séc. VIII? E entre o séc X e o XVIII não se fez mais ou perderam-se também?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Nota: eu sei que os 8 são os em que aparece Nossa Senhora, mas a dúvida mantém-se.

Maria Avillez disse...

Fipi, gostei do texto mas tb fiquei confusa com os 8 únicos, só nos museus da grécia há mais de 8 ícones de Nossa Senhora (sp c o Menino) anteriores ao séc. XVIII. Quais são os 8 sobreviventes afinal?
Bjs

Filipe d'Avillez disse...

Estou de férias, por isso é que não vim responder mais cedo.
A informação sobre os oito está no Catálogo do Richard Temple que usei para digitalizar as imagens. É repetida pela Irmã Wendy Beckett, que menciono no texto algumas vezes.
O Richard Temple é um dos maiores peritos mundiais em iconografia, é muito pouco provável que se tenha enganado.
Maria, tens a certeza que esses ícones de que falas são anteriores ao século VIII? É que já por si é raro ícones sobreviverem tanto tempo, mas mais ainda terem sobrevivido durante esse tempo todo e na grécia, que ficava completamente na zona de influência de constantinopla. Será possível serem reproduções de ícones anteriores a esse tempo?

Francisco, quanto a não terem sido pintados (na verdade um ícone é escrito e não pintado) mais entre o século VIII e o século X, não posso garantir. Mas é pouco provável, uma vez que com a proibição que havia, só se poderia fazer novos ícones clandestinamente. Ainda assim, é possível que os que fossem feitos nesses séculos tenham sido destruídos por causas naturais entretanto, afinal de contas estamos a falar de mais de um milénio!
Em Roma e em Santa Catarina poderia-se ter continuado a escrever ícones, mas Roma nunca teve muito essa tradição, por isso a produção nunca teria sido muito significativa de qualquer maneira. Em Santa Catarina, provavelmente, até se continuaram a fazer, mas talvez não tenham sobrevivido, como disse.
Maria, se me arranjares outros exemplos que sejam definitivamente pré-iconoclastas, posso tentar entrar em contacto com o Richard Temple para esclarecer a situação.
Abraços!

Maria Avillez disse...

Retiro td o q disse!Li e reli e n sei pq so pensava no séc.XVIII!
Hj tive a ver fotografias da colecção do mosteiro de St Catarina no Sinai, pq este museu trabalha c eles. Dizem q é mt dificil trabalhar c os egipcios,n os deixam quase intervir nos ícones por serem gregos e por questoes financeiras. Para a semana vem ca um monge de lá, s tiveres perguntas encomenda!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, eu acho que tu não leste bem as minhas perguntas.

Eu não pergunto se não foi pintado nenhum entre os séc VIII e X mas sim entre o X e o XVIII.

E acho estranho que sejam os únicos anteriores ao séc XVIII e não anteriores ao séc VIII. Não há uma gralha no teu texto?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Escrevem-se e não se pintam - não sabia e fiquei a saber. No entanto, eu perguntei se não te fizeram e não se não se pintaram. :)

Filipe d'Avillez disse...

A data certa é sec. VIII e não XVIII. Já pedi para mudar.
Obrigado por me terem avisado.