terça-feira, abril 10, 2007

MJAQSE final

Todos os dias por todo o mundo milhares de crianças, e possivelmente muitos adultos seguem à risca e sem questionar tudo o que lhes ordeno.
200 anos antes de mim, um sábio mediu a Terra inteira, sem nunca ter nela viajado ou visto sequer.
Todavia, a minha terra tem tudo a ver com seguir viagem: sempre que é preciso chegar a algum sítio com urgência, quem está com pressa faz-se notar pela voz da minha cidade.

Quem sou eu?

quem acertar este, ganha o prémio final!
Este já vem fora de tempo, mas como foi pedido por um Santiagrino ainda vale...

19 comentários:

Pipos disse...

Resposta errada, Ana...

Mas o Bernardo que confirme!

Anónimo disse...

Eu sei a resposta... posso dizer que as pistas estão muito boas.
Não digo já porque é cedo, e tive o dia todo para pensar nisso porque já tinha visto a pergunta.
A primeira e última pista são as melhores... muito bom.
Obrigado a todos os que me deram os parabéns!

inésia disse...

Parabéns! desde q me aliviaram do peso do meu antigo tlm n tenho o teu nr! bjhs

Bernardo disse...

é de caras! não percebo como ainda ninguém respondeu... agradeço a crítica positiva às pistas =)

Bernardo disse...

Nem com o incentivo extra do GRANDE PRÉMIO FINAL as pessoas aderem... tss tss....

inésia disse...

é capaz de ser muito óbvia, mas n estou msm a ver a resposta

Bernardo disse...

.... Começo é a ficar farto de vir aqui verificar as respostas. Tenho de ser eu a autenticar o vencedor, mas nem sequer há concorrentes!

Anónimo disse...

Vá... não chora!
Simão de Cirene

Todos os dias milhares de crianças jogam o Simon Says, em que têm que obedecer sem questionar ao que diz o "Simon".
A voz da cidade é a Sirene, usada nas emergências.
Muito bom.

inésia disse...

msm mt bom! eu pensei em sirene mas nunca relacionei com cirene.

Pipos disse...

ahah..mto bom, mas quem refilou com as minhas pistas é igual...

Desconheço esse jogo, e não cheguei à sirene... logo não tava fácil!

O prémio final é teres de fazer 24389735295783 Mjaqse's por dia e não podes falhar até 2009.

Bernardo disse...

LOL, muito bem, está certo! Nada como um interveniente na Paixão para acabar o MJAQSE Quaresmal (pensei eu). Gostava de ter visto mais gente a disputar a resposta, mas fica bem atribuida a "vitória".
Resta a explicação da pista orfã em que o Pai não pegou, trata-se de Eratóstenes, cientista grego natural de Cirene, cidade grega cujas ruínas se situam na actual Líbia, que com uma ajuda do sol e conhecimentos rudimentares de trigonometria conseguiu calcular a circunferência terrestre com uma margem de erro de 16%. Nada mau para 200 anos antes de Cristo.

Duarte 16 disse...

Eu também só não disputei a resposta...porque não a sabia! Mas tá mt giro! Sei o jogo do Simon says, mas nunca lá chegaria!ahaha, tá bom sim senhor!
E então um concurso pascal não se arranja? Noutros moldes, para variar? Até ao Pentecostes...

Bernardo disse...

ATENÇÃO! ai daquele que se atrever a ensinar o jogo "Simon Says" ao Pipos! Felizmente ele desconhece-o, e é bom que assim seja... Imaginem a seguinte situação: Pipos + "Simon says" + Megafone + Peregrinação..... Tão a ver o resultado? Pois é, CATÁSTROFE! Pipos, estás proibido de tomar conhecimento deste jogo.

Duarte 16 disse...

Sim, mas por falar em Simão de Cirene, a situação: Pipos + Pe Hugo says + Megafone + Sirene + Peregrinação é algo que nos diz muito...não é Francisco? eheheh

Pipos disse...

Pipos + Pe Hugo says + Megafone + Sirene + Peregrinação = ALVORADA!

Pipos disse...

e vou tentar descobrir esse jogo que todos conhecem menos eu.... ahhhhhhh

Santiagrinos disse...

O Blogger tá marado...

inésia disse...

pipos é igual ao "rei manda"

Pipos disse...

finalmente o blog foi convertido (adivinham-se piadas fáceis para esta frase...)!!!

Simon says = rei manda... foi uma pessoa a traduzir tão boa como eu a inglês não?

(sim, eu sei q n é tradução, era só uma piada que foi falhada pq a tive de explicar, antes de alguns inocentes acharem que era a sério...)