terça-feira, janeiro 24, 2006

Filipe, este é para ti

Hoje a Igreja celebra... São Francisco de Sales - bispo e doutor da Igreja
Image hosting by Photobucket
"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi" Jo 15,16a.
A festa do Santo de hoje é-nos muito querida. Trata-se de São Francisco de Sales. Esse santo oferece-nos a mais perfeita lição do quanto se pode conseguir pela bondade e pela doçura.
Foi Bispo de Genebra, na Suíça, tendo vivido entre 1567 e 1622. Viu-se logo cercado pelos calvinistas que, naquele tempo, eram tomados por uma grande aversão contra tudo o que fosse católico. Ao invés de brigar e de se entregar à oposição, S. Francisco de Sales preferiu seguir o caminho de um humanismo suave. Fez valer esta máxima: "Mais moscas se caçam com um pingo de mel do que com um barril de vinagre".
Mas não é só isso que nos ensina o santo que lembramos nesta data. Ele passou a vida escrevendo. E hoje, é patrono dos jornalistas. Seus dois livros - "Tratado do Amor de Deus" e "Introdução à Vida Devota" lêem-se em nossos dias com a mesma facilidade e interesse como no tempo em que foram escritos.
Fundou a Ordem da Visitação e foi capaz de interpretar o que Deus deseja e o que está no íntimo de cada coração humano.
Ao lembrarmos a figura dos santos de hoje sentimo-nos convidados a integrar o mundo de Deus e o mundo dos homens num único grande amor: Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
in Evangelho Quotidiano

6 comentários:

Pi Braga disse...

Viva os santos Franciscos

Pipos disse...

pq comentaste? n viste q era pro filipe? aaaiii

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pipos, sabes quando foi o teu último post? Foi a 22 de Dezembro, exactamente para me chatear o juízo pq não blogava há muito tempo. Tás agora à espera de um post meu a chamar por ti?

Pipos disse...

Era uma brincadeira Dr.!

Anónimo disse...

Obrigado Francisco, pena só ter visto hoje. Por acaso ainda consegui ir ontém à missa na Ajuda, mas não sabia que era o Santo Patrono dos Jornalistas. Boa boa!
Abraço

Senzhugo disse...

leiam na familia crista de janeiro o artigo relativo a este Santo. Tá excelente! P acaso foi a minha irma quem o escreveu... :)