sexta-feira, setembro 12, 2008

Todos bem vindos

É este Domingo, dia 14 de Setembro.

Religiões abrâamicas discutem Jejum

A propósito do Ramadão, que teve início no dia 1 de Setembro, a comunidade Islâmica de Lisboa (Sunita) organiza uma conferência sobre a importância do jejum para as três principais religiões monoteístas.

A conferência terá lugar no próximo Domingo, dia 14 de Setembro, e contará com um orador por cada religião. Os anfitriões serão representados por Moulana Jabir. O Rabino Eliser Shai falará do jejum de uma perspectiva judaica, e o Frei Isidro Lamelas apresenta a sua importância no seio do cristianismo.

Pelo facto das três religiões se considerarem herdeiras das promessas feitas por Deus a Abraão, há muitas coisas que têm em comum. O jejum toca a cristãos, muçulmanos e judeus devotos, embora em tempos e de formas diferentes.

Durante a conferência os presentes terão a oportunidade de aprender mais sobre as perspectivas e visões de cada tradição religiosa.

Os muçulmanos jejuam durante todo o mês do Ramadão. Sendo baseado no calendário islâmico, que é lunar, o mês de jejum calha a alturas diferentes do ano civil usado no Ocidente. De 1 a 30 de Setembro, os muçulmanos saudáveis abdicarão de comer durante o dia. Tradicionalmente acordam antes do nascer do sol para tomar uma refeição, e apenas quebram o jejum ao fim do dia, quando começa a escurecer.

Já os judeus jejuam durante alguns dias do ano, em particular o Yom Kipur e o Tisha B’Av, o dia em que se recorda a destruição do templo de Jerusalém pelos romanos.

No cristianismo, o jejum é frequentemente associado aos 40 dias da Quaresma, recordando o mesmo número de dias que Jesus passou no deserto em que, segundo o Evangelho, não terá comido nem bebido, dedicando-se inteiramente à oração.

Durante essa época o jejum completo apenas é recomendado na Quarta-feira de cinzas e Sexta-feira Santa, na Igreja Católica, e é normalmente interpretado como reduzir a alimentação a apenas uma refeição completa, sendo que esta deverá ser simples. Outras tradições cristãs têm regras mais rígidas. No mundo ortodoxo é frequente não se comer qualquer derivado de animal durante toda a Quaresma.

A conferência de Domingo faz parte de um ciclo de conferências que assinalam o Ramadão e é aberta ao público em geral. Terá lugar na Mesquita Central de Lisboa, com começo previsto para as 18h00.

4 comentários:

Duarte 16 disse...

Alguém daqui foi que queira partilhar?

Filipe d'Avillez disse...

Fui e quero.

Foi muito interessante, mas infelizmente, por uma confusão qualquer, a delegação judaica acabou por não aparecer.
O Frade franciscano e o imã muçulmano falaram sobre o jejum nas respectivas religiões, foi interessante perceber as diferentes práticas.

Mas o melhor foi, sem dúvida, o jantar. Eramos entre 30 e 40 pessoas. A maioria eram muçulmanos, (afinal de contas, estavam em casa), e sentámo-nos de forma a estarmos misturados o que deu azo a(sempre bom usar a expressão "dar azo a") conversas muito interessantes.

O momento da noite foi claramente para o João Magriço, que conseguiu fazer a pergunta mais embaraçosa que eu alguma vez tive o privilégio de ouvir. Ele não tem culpa, mas foi terrível à mesma.

Em Outubro deverá haver outra actividade, que poderá passar por ajudar a limpar e manter o cemitério judaico. Manter-vos-emos informados.

Pipos disse...

e não queres dizer qual a pergunta? para sabermos quão (gosto desta palavra!) embaraçoso foi.

Filipe d'Avillez disse...

Epá, não posso. Há gente séria que vê este blog (ou pelo menos gostamos de acreditar que sim). Só conto pessoalmente.