quarta-feira, maio 07, 2008

Novo Bispo Auxiliar de Lisboa - Bem vindo!

Já que estamos numa de bispos, fica aqui uma nota de boas vindas e de Graças a Deus pelo novo bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Tive a honra de lhe ser apresentado há 15 dias atrás, a propósito da reunião de apresentação dos crismandos e posteriormente a graça de participar na missa a que presidiu no passado dia 3 de Maio, em que ministrou o sacramento da confirmação aos jovens da 3ª vigararia de Lisboa, entre os quais se contavam os "meus meninos" da catequese.


Fica aqui um excerto da Agência Ecclesia:

D. Joaquim Mendes fora nomeado Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa a 31 de Janeiro, por Bento XVI. O seu lema episcopal é o mesmo que escolheu a quando da ordenação sacerdotal: “Eu estou no meio de vós, como aquele que serve” (Lc 22,27). Ao prelado, de 59 anos, foi atribuído o título de Bispo titular de Caliabria, junto de Ciudad Rodrigo.

D. Joaquim Augusto da Silva Mendes nasceu a 14 de Março de 1948, sendo natural de Castelões de Cepeda (Paredes), diocese do Porto. Ingressou no Noviciado da Congregação Salesiana, em Manique, a 4 de Outubro de 1974 e emitiu os votos perpétuos na Sociedade Salesiana de S. João de Bosco 15 de Abril de 1981. Recebeu a ordenação sacerdotal a 24 de Julho de 1983. É licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e em Teologia Espiritual pela Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma.

Exerceu, entre outros cargos, os de Assistente Diocesano do Renovamento Carismático Católico na diocese do Porto (1991-1999); Presidente da Conferência Regional dos Institutos Religiosos da diocese do Porto (1993-1996); Membro do Conselho presbiteral da diocese do Porto, em representação dos Institutos Religiosos (1994-2000); Membro da Direcção da Conferência Nacional dos Institutos Religiosos (2002-2005). Na Família Salesiana, além de outros cargos, foi Superior Maior da Província Portuguesa (1999-2005) e Director da Escola Salesiana de Manique, lugar que desempenhou com a maior aceitação e prestígio.

Na Bula pontifícia de nomeação, Bento XVI frisa que “atendendo às dimensões da Igreja do Patriarcado de Lisboa e ao seu grande número de católicos, é conveniente que haja vários Bispos Auxiliares a animá-la, a fim de não ser negligenciada a obra de salvação dos cristãos”.


2 comentários:

Duarte 16 disse...

O Sr. D. Joaquim até já teve a sorte de ouvir um discurso meu!! :)

Jo disse...

N o conheco e deve ser espectacular... mas?!?!?!

Tem mm cara de SALESIANO!!! :)

Posso dizer isto pq andei la! Tenho direito! ;)