sexta-feira, setembro 21, 2007

Sã Sã Sã São Gago*

Pois é. A questão veio à baila num casamento há umas semanas. Na nossa mesa encontravam-se não uma, mas sim duas terapeutas da fala, e por isso, como é evidente, a conversa acabou por andar por esses lados.
A dada altura alguém perguntou se haveria um santo padroeiro dos terapeutas da fala, ou das pessoas com problemas de fala, a nível geral. Passado um bocado eu sugeri que um bom candidato seria Moisés, que segundo muitos exegetas seria gago. Obviamente ninguém acreditou em mim. Mas podem confirmá-lo aqui: na explicação sobre Aarão, que é logo o primeiro.
Ora bem, passado este tempo todo, decidi investigar. Infelizmente, a honra de ser santo padroeiro da Gaguez não pertence a Moisés, mas sim a S. Notker de Saint Gall, um homem suiço do século IX também conhecido como, claro, S. Notker o Gago.

Mas não é tudo! A minha pesquisa encontrou ainda S. Bartolomeu, supostamente padroeiro dos gagos também, mas para esse apenas encontrei uma referência e, finalmente, o mais interessante de todos: O evangelista S. Marcos!
E o que tem S. Marcos a ver com os Gagos? Pois muito bem, S. Marcos é nada mais nada menos que Padroeiro da Vila de Gagos, que fica na Guarda. O nome completo é Gagos de Jarmelo e nos nossos dias o filho mais famoso desta terra é um simpático homem que dá pelo nome de Cardeal Saraiva Martins. Como vêem, está tudo liga-ga-ga-do.


* Não confundir com o Sã Sã Saricando.

3 comentários:

Pipos disse...

Porque na ultima frase fizeste a gaguez no GA e não no LI???

Anónimo disse...

Foi uma decisão sobretudo estética. (Weirdo...)

Duarte 16 disse...

A piadola do asterisco está muito ridícula.