quinta-feira, novembro 30, 2006

Cuidado com os Lobos com Pele de Cordeiro...

Católicas acusam hierarquia da Igreja de estar contra aborto por "desejo de manter o poder"
Nuno Sá Lourenço

Papas criticados por desencorajarem discussão teológica sobre o assunto

O Parlamento foi ontem palco de um momento diferente. A propósito de um colóquio sobre direitos humanos, o grupo parlamentar português sobre população e desenvolvimento convidou para discursar duas católicas declaradamente a favor do "sim" à despenalização do aborto e que não pouparam nas palavras para criticar a hierarquia da Igreja.
As críticas mais frontais vieram da norte-americana Frances Kissiling, presidente dos Católicos pela Livre Escolha (CFFC), tendo esta activista sustentado que a resistência da Igreja à despenalização do aborto e aos métodos contraceptivos tinha que ver, acima de tudo, com "o desejo de manter o poder".
"Encontra-se uma paixão nos bispos contra o aborto que não se encontra sobre mais nenhuma questão", começou por dizer Kissiling. Segundo a norte-americana, uma mudança na posição da Igreja sobre estas duas matérias representaria o fim das duas regras "para ter poder na Igreja": "Tem de ser homem e tem de dizer que não pratica sexo." Ora a aceitação da contracepção e do aborto significaria reconhecer que "qualquer pessoa teria possibilidade de estar perto de Deus".
A posição da Igreja, sustentou, só se justifica com "algo de profundamente sexista". A activista deu como exemplo a forma como a Igreja encara a guerra. "A Igreja admite que pode ser justo tirar a vida de uma pessoas numa guerra, admite que se pode tirar a vida de uma pessoa em legítima defesa, mas uma mulher não se pode defender de uma gravidez perigosa", criticou.
Também Ana Vicente, investigadora e membro do movimento leigo Nós Somos Igreja, questionou o papel da religião no desenvolvimento das sociedades. "As religiões servem de obstáculo ao desenvolvimento e ao empoderamento das mulheres."
Frances Kissiling acusou ainda directamente o anterior e o actual Papa. "Os teólogos deixaram de discutir [quando começa a vida] e isso teve que ver com o Papa João Paulo II e de Ratzinger, quando estava à frente da Congregação da Fé. Desencorajaram qualquer forma de discussão teológica."A norte-americana explicou ainda "como é que uma católica pode acreditar que o aborto não é crime". Lembrou que a infalibilidade papal não se aplicava à questão do aborto, assinalou que a Igreja não tinha um posição oficial e definida sobre quando um feto se transforma em pessoa, e invocou a regra existente que define que "onde há dúvidas deve haver liberdade".
A deputada Ana Manso, do PSD, assumiu também a defesa da despenalização, destacando a importância dos depoimentos escutados. "É importante que se diga que milhões de católicos questionam as posições da hierarquia católica e que milhões de católicas interromperam já uma gravidez." Assumindo-se como católica fez questão de garantir que tal não a impedia de apoiar o "sim" no referendo: "A minha fé ensina-me que é possível ir ao encontro de políticas como a contracepção ou a interrupção voluntária da gravidez. Porque salvam milhões de vidas."
in Público 29-11-2006

Meus amigos, estamos cercados de todos os lados. O que vale é que a nossa ajuda vem de cima.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Está quase a chegar...

Amigos, comecem a preparar-se! Ele está quase a chegar...

terça-feira, novembro 28, 2006

Melhor Blog 2006

Desafio os Senzas a votarem nos Santiagrinos, já que não podem votar neles próprios.

As regras estão aqui.

sábado, novembro 25, 2006

O encontro de responsáveis...


... em Milão!
Como há malta responsável das ejNS, a fazer erasmus por aí fora, decidimos reunir em Milão, enquanto os outros se reuniam em Portugal. Eu, por sorteio (claro...), fui o escalado para ir lá reunir com eles. As nossas decisões estão ainda no segredo dos Deuses ou nos telhados do Duomo! Mas é importante dizer, que a primeira pergunta que os 3 erasmus me fizeram sobre as ejNS, foi logo, quem são os novos casalinhos ejNS... estão mesmo preocupados com este movimento.

O blog...

sexta-feira, novembro 24, 2006

Conferência

Pessoal!
Conferência sobre: "A Vida"
Fala o Dr.António Pinheiro Torres, dia 27 de Novembro às 21h30 em Santa Isabel na famosa Sala Alberto Lourenço!
Apareçam e Divulguem!!!!!!!!!

PS: Aguiar está na hora de vires a uma conferência! Pelo menos eu já não te ponho a vista em cima há alguns meses!

terça-feira, novembro 21, 2006

Porque ele nos amou


"When the time comes, as it surely will, when we face that awesome moment, the final judgment, I've often thought, as Fulton Sheen wrote, that it is a terrible moment of loneliness. You have no advocates, you are there alone standing before God -- and a terror will rip your soul like nothing you can imagine. But I really think that those in the pro-life movement will not be alone. I think there'll be a chorus of voices that have never been heard in this world but are heard beautifully and clearly in the next world -- and they will plead for everyone who has been in this movement. They will say to God, 'Spare him, because he loved us!'"
Henry Hyde, congressista americano.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Ou andam a dormir, ou pensam que andamos nós

Um Esclarecimento que Tarda
Francisco Sarsfield Cabral

A Associação “Mulheres em Acção” acaba de enviar uma carta ao Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista colocando uma questão pertinente: afinal, que lei vai reger o aborto se o “Sim” vencer o próximo referendo?
A pergunta tem razão de ser, uma vez que o único Projecto de Lei apresentado pelo PS sobre esta matéria (há cerca de um ano) permite o aborto até às 16 semanas em caso de perigo de morte ou de grave lesão física ou psíquica da mulher grávida. E considera lícito o aborto, também até às 16 semanas, “por razões de natureza económica e social”.
Como o PS ainda não modificou esta Proposta (se é que o vai fazer), será que ela irá ser votada no Parlamento e eventualmente aprovada pela maioria socialista? Ora a pergunta do referendo, já aprovada pelo Tribunal Constitucional, refere apenas a despenalização da interrupção voluntária da gravidez nas primeiras dez semanas.
Para que o debate prévio ao referendo seja sério e transparente é indispensável que o PS esclareça quanto antes esta questão. Vai manter a sua proposta, entrando em colisão com a pergunta do referendo? Irá modificá-la? Como?
Tem a palavra o PS.

quarta-feira, novembro 15, 2006

SNPC

Site da responsabilidade do nosso querido Tolentino.

SNPCULTURA.org

Visitem regularmente, divulguem, mandem sugestões.

quarta-feira, novembro 08, 2006

De 30 de Julho a 11 de Agosto - Encontro Internacional EJNS

Verão dos Santos e dos Anjos


Como sabem, temos por cá a tradição do verão de São Martinho. Em pleno Inverno, e depois das cheias que levam consigo as casas de Santiago do Cacém, vêm uns dias de sol para nos enganar e levar a pensar que o pior já passou.

Pois bem, o fenómeno é, pelos vistos, universal. Já sabia que na América se chama a estes dias "Indian Summer", mas na Roménia, soube hoje, chama-se Verão dos Anjos, em homenagem aos Arcanjos Miguel e Rafael.
Feliz verão dos anjos, ou do santo, ou como quiserem.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Dúvida Existêncial

Se a Partilha tem um preço de capa de €1, alguém me explica porque é que a assinatura custa €20?!
Leonor, explica-te.
Parabéns, entretanto, porque continua óptima a revista das EJNS.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Ayad Tariq, Rogai por Nós

Ayad Tariq trabalhava numa central eléctrica no Iraque. Há poucas noites estava de serviço quando um bando de homens encapuçados entraram e pediram para ver os seus documentos.
Quando viram a sua religião perguntaram-lhe se era um infiel cristão. "Sou Cristão, mas não sou infiel" terá respondido Ayad. Isto segundo um outro trabalhador que se escondeu e viu tudo.
Aos gritos de "Deus é Grande" os homens agarram nele e cortaram-lhe a cabeça.
Assim é a vida dos cristãos no Iraque.

Ayad Tariq tinha 14 anos. Se fosse cá, nem teria idade para entrar nas equipas...