sexta-feira, julho 28, 2006
Serviços mínimos VI
quinta-feira, julho 27, 2006
A Missa pelos Libaneses
Foi com isso em vista que pedimos que em Santa Isabel se rezasse especialmente, na Terça Feira, pelos equipistas do Líbano. Temos tido notícias deles, sabemos que estão bem e rezamos para que assim continuem e que possam voltar à sua vida normal logo que possível.
O nosso querido Pe. Tolentino estava "de serviço" nesse dia e mencionou várias vezes essa intenção durante a missa. As suas palavras foram muito tocantes e, acima de tudo, muito sentidas. Ele conhece e ama as equipas e já teve contacto com os nossos irmãos libaneses, pelo que, quando pedia pelo seu bem estar, era do fundo do coração e isso notou-se bem.
Uma das coisas que o Pe Tolentino disse, e que mais me marcou, foi que todos nós nos devemos comprometer radicalmente com a paz. Citou um amigo dele que dizia que apenas haverá paz quando todo o espaço em que o ódio e a vingança puderem habitar, for recheado de amor.
Nós não lançamos mísseis para o meio de aldeias israelitas, nem andamos a bombardear cidades libanesas, mas será que podemos dizer que o ódio e a vingança não ocupam um bocadinho que seja do nosso coração? Então não estamos comprometidos radicalmente com a paz.
Para quem não leu os comentários do Aguiar, o Miguel Guedes falou com a Geovana e ela está bem. A que parece a situação está complicada mas todos os nossos amigos estão sãos e salvos. É preciso continuar a rezar. Muito!
Ah granda poeta!!
heys!
Desculpem nunca mais ter escrito nada aqui, mas este ultimo mes andei de um lado para o outro.
Não pude ir à Missa no dia de Santiago porque não estava cá, mas lembrei-me de vocês todos!
Ninguém quer contar como foi?
aproveito este meu post para agradecer publicamente ao Francisco os post sobre os santos dos dias, tenho aprendido imenso!!!
Beijinhos para todos!
quarta-feira, julho 26, 2006
terça-feira, julho 25, 2006
segunda-feira, julho 24, 2006
O grande dia!
Amanhã é dia de S. Tiago por isso sugiro encontrarmo-nos todos em St Isabel às 19h e celebrarmos este dia todos juntos. Podíamos ficar um bocadinho a seguir e rezar pela situação no Líbano boa?
Até amanhã!
Beijinhos
Mérie
Já agora...
Fura greves - pelo Líbano
A sua vida religiosa resumia-se à prática da profissão evangélica e da austeridade, à assiduidade na oração e à obediência aos superiores. Em 1875, Charbel obteve licença para viver como eremita no ermo dos santos apóstolos Pedro e Paulo, a 1200 metros de altitude. Procurava, assim, viver na maior austeridade de vida com mais rigor ainda do que no convento. Charbel não foi pregador nem missionário. Contudo, seu eremitério era muito procurado para conselho e orientação espiritual. No dia 16 de Dezembro de 1898, no momento da elevação da hóstia e do cálice, sentiu-se arrebatado numa visão: era o fim da missa de sua vida terrena. Levado para a sua cela, estendido sobre tábuas nuas com um pedaço de madeiro por travesseiro, entrou em agonia. Exalou o seu último suspiro em 24 de Dezembro, para iniciar o seu Natal no céu.
in Evangelho Quotidiano
sexta-feira, julho 21, 2006
quinta-feira, julho 20, 2006
terça-feira, julho 18, 2006
N. Srª do Líbano, rogai por eles
Não adiro à greve do Aguiar porque isto é demasiadamente importante. Ele certamente concorda.
Lanço o apelo a todos nós, equipistas, santiagrinos, senzas etc. Todos os que conhecem alguém no Líbano, que tiveram a sorte de poder estar com eles em pelo menos uma ocasião. Rezem. Rezem muito. Querem tentar organizar uma vigília de oração? Pelo menos uma missa com intenção especial, qualquer coisa, para rezar por eles?
Hoje falei com o Imad. Ele disse-me que estava tudo bem, para não nos preocupar-mos. Aliviado escrevi um mail a todos os libaneses de Sevilha 2005. A Gacia respondeu-me da seguinte maneira:
Hye,
I am in beirut only 1Km far from what is happening, i am very afraid but i hope that we will be ok.I don't know who is responsible but what i know is that they are destroying my country & that we can't sleep all night, too many people dying.
Please pray for us.
Thank you.
Foi a Gacia que nos ensinou a cantar o Ftahli Albak...
À medida que receber mais novidades deles vou dizendo. Temos que estar todos unidos em oração nesta altura.
segunda-feira, julho 17, 2006
Ad Majorem Dei Gloriam
Inácio de Azevedo nasceu em Portugal, no Porto, no ano de 1527, era filho de D. Emanuel e Dona Violante, descendentes de famílias lusitanas ricas e nobres. Aos dezoito anos de idade, tornou-se administrador dos bens familiares.
Em 1548, após um retiro em Coimbra, decidiu-se pela vida religiosa, entrando ma Companhia de Jesus. Revelou-se excelente religioso, tendo sido nomeado reitor do Colégio Santo António em Lisboa, antes mesmo de terminar o curso de teologia, apenas com 26 anos de idade. Após o fim do seu curso, foi mandado a Braga, para assessorar o bispo da cidade na reforma da Diocese.
No ano de 1565, São Francisco Borja confiou a Inácio a inspecção das missões das Índias e do Brasil, durando esta visita cerca de três anos. No seu relatório, Inácio pedia reforços e São Francisco de Borja ordenou-lhe que recrutasse em Portugal e Espanha elementos para o Brasil. Após cinco meses de intensos preparativos religiosos, no dia 5 de Junho de 1570, Inácio e mais 39 companheiros, partiram no navio mercante São Tiago enquanto outros trinta companheiros seguiam em barcos de guerra.
Jacques Sourie, que partiu de La Rochelle para capturar os jesuítas, alcançou-os e estes, após muita luta, foram dominados pelos calvinistas; Sourie declarou salvar a vida de todos os sobreviventes com excepção dos jesuítas; estes foram cruelmente degolados. O número de mártires chegou a 40, pois também foi degolado um postulante que havia sido recrutado durante a viagem.
Dos seus quarenta companheiros de martírio, nove (ou oito, segundo outras fontes) eram espanhóis e os demais portugueses. O culto desses mártires foi confirmado pelo Papa Pio IX em 1854.
in Evangelho Quotidiano
Inflamados no ódio das guerras de religião que então devastavam a França, os calvinistas, ao se apoderarem do navio, decidiram matar todos os jesuítas. Saiu-lhes ao encontro Azevedo, com uma imagem de Nossa Senhora nas mãos, confessando sua condição de sacerdote de Cristo: "Todos me sejam testemunhas, como morro pela fé católica, e pela Santa Igreja Romana". Um soldado deu-lhe uma cutilada na cabeça, deixando-o coberto de sangue. Em torno, os demais religiosos confortaram-no com suas preces e professaram também sua fé, lamentando só o desamparo das missões do Brasil. "Não choreis, filhos", disse Azevedo, antes de morrer, "pois fundaremos, hoje, um colégio no céu". Os huguenotes, enfurecidos, acabaram com Azevedo; depois arremeteram contra todos os jesuítas".
in Associação do Senhor Jesus
Um relato mais pormenorizado (em inglês, in SJWeb) conta que alguns foram degolados e a outros foram-lhes cortados os braços e lançados ao mar para se afogarem. O único Jesuíta que foi poupado foi Juan Sanchez, que era cozinheiro e a ele se deve o relato do martírio.
Lista dos 39 companheiros mártires de Inácio Azevedo:
Diogo de Andrade, António Soares, Bento de Castro, João Fernandes (I), Manuel Álvares, Francisco Álvares, Juan de Mayorga, Esteban Zuraire, Afonso de Baena, Domingos Fernandes, Gonçalo Henriques, João Fernandes (II), Aleixo Delgado, Luís Correia, Manuel Rodrigues, Simão Lopes, Manuel Fernandes, Álvaro Mendes, Pêro Nunes, Luís Rodrigues, Francisco de Magalhães, Nicolau Dinis, Gaspar Álvares, Brás Ribeiro, António Fernandes, Manuel Pacheco, Pêro de Fontoura, Simão de Costa, André Gonçalves, Amaro Vaz, Diogo Mimoso Pires, Marcos Caldeira, António Correia, Fernão Sanchez, Gregório Escrivano, Francisco Pérez de Godoy, Juan de Zafra, Juan de San Martín, João Adaucto.
in Jesuítas
Oração
Deus eterno e Todo-Poderoso, que dotastes de invencível constância na fé os bem-aventurados mártires Inácio de Azevedo e seus companheiros, concedei-nos que, fortalecidos por tão numerosos exemplos, imitemos o fogo da sua caridade e participemos da sua glória na pátria celeste. Por Nosso Senhor.
São venerados como os Quarenta Mártires do Brasil.
sexta-feira, julho 14, 2006
Lembrando as obras de caridade...
quinta-feira, julho 13, 2006
Hoje a Igreja celebra
Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia a uma família santa e, por isso, foi educado por cónegos e, mais tarde, pelo bispo de Ratisbona, adquirindo assim toda uma especial formação cristã.
Conta-se que espiritualmente se preparou para assumir o trono da Alemanha, sem o saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis". Primeiro, interpretou que teria seis dias antes de morrer mas, como tal não aconteceu, preparou-se em vista a seis meses e em seguida a seis anos, até que por providência assumiu o reinado.
in Evangelho Quotidiano
Santo Henrique II foi coroado Imperador do Sacro Império Romano pelo Papa Bento VIII e foi o primeiro a solicitar a introdução do Credo na Missa Dominical.
in Santi, Beati e Testemoni
quarta-feira, julho 12, 2006
Depois de S. Bento...
São João Gualberto, nasceu no inicio do século XI, em Florença, na Itália. Ao encontrar o assassino de seu irmão, foi tomado de ódio e de vingança e o antigo adversário, desarmado, caiu de joelhos e abriu os braços, tacitamente suplicante. Aquela atitude que projectava a sombra de uma cruz, dissuadiu o feroz cavaleiro. Com um gesto inesperado e generoso, ergueu da terra o assassino de seu irmão, abraçou-o em sinal de perdão e disse: "Perdôo-te pelo sangue que Cristo hoje derramou na Cruz". Era uma sexta-feira santa.
Uma grande paz invadiu a sua alma e, a partir desse momento, sua vida mudou completamente. Decidiu abandonar o mundo e foi bater na porta do mosteiro beneditino, vencendo as desculpáveis resistências do pai. Tempos depois, ameaçado pelo próprio abade e pelo bispo de Florença, os quais o acusaram de corrupção, teve de se refugiar entre as selvas dos Apeninos, no monte Vallombrosa, que se tornaria famoso pelo mosteiro que São João Gualberto aí edificou segundo a Regra beneditina. No lugar do trabalho manual colocou muito estudo, leitura e meditação.
De Vallombrosa descem os monges, temperados da Regra beneditina reformada, primeiro à vizinha Florença, depois a várias cidades da Itália, operando a benéfica transfusão de operosa santidade, seguindo o exemplo do santo abade: corrigir com os costumes as próprias instituições civis. Os florentinos confiaram aos monges valombrosianos até as chaves do tesouro e o sigilo da República. O Papa Leão XI realizou uma longa viagem para fazer-lhe uma visita.
São João Gualberto morreu no ano de 1073 e, antes de sua morte, disse aos seus monges: "Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado".
in Evangelho Quotidiano
terça-feira, julho 11, 2006
Beeeeeenedettooooooooooooo!!!
segunda-feira, julho 10, 2006
Hoje a Igreja celebra
Santa Felicidade e seus sete filhos, mártires, +162
Felicidade foi martirizada em Roma durante o reinado de Marco Aurélio, depois de ter animado e exortado ao martírio seus sete filhos, Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vital e Marcial.
A respeito da heróica matrona, assim escreveu Pedro Crisólogo: "No meio dos cadáveres mutilados e sangrentos daquelas ofertas queridas, passava mais alegre do que antigamente ao lado dos seus berços, porque via com os olhos da fé uma palma em cada ferida, em cada suplício uma recompensa e sobre cada vítima uma coroa".
Fonte: EAQ
Perante isto, somos mesmo nada...
quarta-feira, julho 05, 2006
Boas Notícias!
Pro-Life Group Purchases Building Housing Abortion Clinic forcing Abortion Business Closure
WICHITA, June 29, 2006 (LifeSiteNews.com) - The pro-life group Operation Rescue has announced that it has purchased the building that housed Central Women's Services, an abortion mill located at 3013 E. Central in Wichita, Kansas. Central Women's Services had not been able to pay the rent, and the property was put up for sale. When Operation Rescue purchased the property, under the stipulation that the current tenant not be allowed to remain, it forced the mill to close.
The facility is to be renovated and serve as the pro-life group's corporate headquarters, and will feature a memorial to the pre-born victims of abortion.
The abortion business operated at the location for 23 years and it is estimated that about 50,000 children were killed on the site.
(...)
The abortion mill captured the attention of local pro-lifers during the 1991 Summer of Mercy when a Pastor's Rescue, led by Operation Rescue tactical director Jeff White, resulted in the arrests of 80 members of the clergy in what was likely the largest incident of civil disobedience by pastors in the history of the pro-life movement.
Operation Rescue had previously purchased the lot behind the abortion business and erected a huge pro-life billboard there, which was easily viewable by women coming to the facility for abortions.
Para o Pipos:
Basicamente, um grupo pro-vida comprou o edifício onde se encontrava uma clínica de abortos, forçando a clínica a fechar. Viva.
terça-feira, julho 04, 2006
"São rosas, senhor"
segunda-feira, julho 03, 2006
domingo, julho 02, 2006
Madrid!
Para quem não sabe, estou em Madrid este verão, de 1 de Julho a 31 de Agosto...tou cá a fazer um pequeno estágio, a ver vamos se me safo nestas coisas de gente crescida!!!
Venho dizer duas coisinhas! A primeira, pedir que rezem por mim!! Sei que é uma frase muito "cliché" mas a verdade é que, com mil maltas a viver em minha casa e sempre com barulho, custa-me mesmo estar calada dias inteiros, é uma solidão que me vai fazer crescer mas que não me é nada fácil! ;) Segunda coisa, aos que queiram, convidar-vos a cá vir passar uns dias (há certos fins-de-semana que já estão preenchidos - oba!). Sempre têm casa grátis numa cidade engraçada!
Considerem-se convidados um a um, pessoalmente!!
Beijinhos a todos, e bom Verão!!!!
Ju