sexta-feira, outubro 31, 2008

Desabafo

Eu consigo imaginar um Bispo a participar no lançamento de um livro, escrito por um homem que, pessoalmente é a favor do aborto.

Imaginemos que um Bispo é convidado para fazer a apresentação de uma obra sobre a história da Igreja, escrita por um homem que, na sua vida privada, defende coisas que são contrárias à doutrina da Igreja. Eu consigo imaginar isso. Não me choca.

O que me custa mais é imaginar um bispo a promover e a ajudar a divulgar um livro que critica as posições da Igreja sobre bio-ética, escrito por alguém que aproveita os 40 anos da publicação do Humanae Vitae para colocar os ensinamentos da igreja nesse campo em causa e que, durante o mais recente referendo sobre o aborto tomou posição pública, clara e militante a favor do aborto.

Não imagino e nunca imaginei. Gostaria que fosse apenas a minha imaginação, mas é real.

Lembram-se daquele episódio nos actos dos apóstolos em que S. Pedro participa no lançamento do pergaminho de Caiafás chamado: “A razão pela qual os cristãos devem ser todos mortos”? Eu também não.

Ouviram as histórias dos primeiros cristãos em Roma que, mesmo antes de serem lançados às feras, aplaudiam o direito ao imperador expressar a sua opinião de que os cristãos deviam ser todos mortos? Eu também não.

Lembram-se daquele célebre episódio em que o Papa Pio XII discursou no lançamento do "Mein Kampf", de Hitler? Pois, eu também não.

E aquela do Bispo católico que apoiou e ajudou a promover o livro a criticar as orientações católicas sobre ética médica e a defender, entre outras coisas, que crianças não nascidas sejam mortas no ventre das suas mães? Ah… essa lembro-me. Foi em Portugal.

Sr. D. Januário Torgal Ferreira, deixe-me dizer-lhe uma coisa. Não foi com atitudes como esta que S. Pedro converteu 5000 homens numa só manhã. Não foi certamente assim que os primeiros apóstolos viveram o Evangelho e DERAM A VIDA POR ELE.

O Sr. D. Januário é representante directo desses apóstolos. Pede-se-lhe coragem, clareza de espírito e humildade para guiar os fiéis, corrigir os seus erros (e não promovê-los) e defender a verdade. Repito, vossa eminência é descendente dos primeiros seguidores de Cristo. Agora, lembro-lhe que havia 12. 11 foram fiéis, outro nem tanto. Resta saber de quais é herdeiro.

(Editado, sem sarcasmos nem cinismo, por sugestão de ZMD nos comentários. Mudei também "evangelium vitae" para "humane vitae", um erro evidente.)

segunda-feira, outubro 27, 2008

Quatro Anos!

"Se alguém quiser seguir-Me..."


Um caminho com altos e baixos! Muita chuva e granizo!!


EJNS sempre!!


A língua galega é muito bonita!

quinta-feira, outubro 23, 2008

PAPA!!

Estava eu a pesquisar uma coisa no Google sobre a história dos Papas, quando de repente vejo uma referência ao nosso blog!! Fui ler e fartei-me de rir... Aconselho que lá vão ver esse post do João Magriço, de 12 de Outubro de 2005...
Era sobre a origem do nome PAPA, que ele tinha visto num livro do 4ºano...

PAPA - Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos

Ehehe