sexta-feira, dezembro 21, 2007

NATAL


"O Filho de Deus já veio a Belém há vinte séculos, vem em todos os momentos à alma e à comunidade que está disposta a recebê-lo, virá de novo no fim dos tempos, para "julgar os vivos e os mortos". Por isso, o crente está sempre vigilante, animado pela íntima esperança de encontrar o Senhor, como diz o Salmo: "Eu espero no Senhor, / a minha alma espera, confio na sua palavra. / A minha alma espera no Senhor, / mais do que a sentinela na aurora" (Sl 129, 5-6)."


Angelus, 1º Domingo do Advento, 2 de Dezembro de 2007

SS Papa Bento XVI


Já tinha saudades disto. Hoje, não sei porquê, isto não tá bloqueado. :)


Um Santo Natal a todos os meus queridos amigos Santiagrinos. E já agora aos Senzas também!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Acção!

Depois de O levarmos aos outros, depois de olharmos para os outros como crianças e depois de pedimos desculpa por tantas situações na nossa vida.

Pruponho passarmos à acção e durante esta semana, dar um lanche ou alguma coisa a qualquer sem-abrigo ou a alguém que necessite de verdade. Saber levar-lhe Jesus, olhar para ele como crianças e pedirmos por todas as vezes que nos esquecemos dos mais frágeis e dos mais pobres.

Aqui fica o desafio!

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Qurbana Siro-Malabar


Na próxima Segunda Feira, na Igreja de Linda-a-Velha, vai ser celebrada uma "Qurbana" ou seja, uma missa, de Rito Siro-Malabar. Trata-se do rito próprio dos cristãos indianos de Kerala, no Sul da Índia, que foram evangelizados por S. Tomé.
Os Padres indianos em Portugal, que vão celebrar a missa, fizeram uma tradução para Português e tudo, para se poder acompanhar a celebração.

19h em Linda-a-Velha, apareçam que vale bem a pena!

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Oração do Coração

No cristianismo do Oriente (Rússias, Grécias e afins) existe uma tradição muito antiga e venerável que se chama "A Oração do Coração".
Partindo da exortação apostólica "Orai sem Cessar" (1Ts 5.17) e da promessa de Cristo de que "Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei" (Jo. 14, 14) os Monges desenvolveram a oração do coração. Trata-se de repetir a oração de Jesus: "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim" ou uma variante como "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, um pecador" ou "Senhor Jesus Cristo, filho de Deus Vivo, tende piedade de mim, um pecador". Mas quando digo que se repete, não são 10 vezes, nem 100 nem 1000, é sem parar: "Orai sem Cessar".
Com o tempo e a experiência a oração torna-se de tal forma interiorizada que o coração já a reza por si, ao ritmo do seu batimento. Estando constantemente a pensar e a repetir o nome sagrado de Cristo, o próprio coração rechaça qualquer pensamento pecaminoso, a pessoa dá por si a rezar permanentemente. Acorda a rezar, adormece a rezar, dorme a rezar.

Obviamente isto não é uma coisa que se aprende de um dia para o outro, leva anos, mas é possível.
O desafio que proponho não é de atingir já neste advento a Oração do Coração. Porém, sugiro que se faça o seguinte:
1) Que nos habituemos a rezá-la. Tentem rezar esta oração, repetindo-a sem parar, quando adormecem. Evitem pensar em muita coisa, deixem-na trabalhar no vosso corpo e na vossa mente.
2) Que cada vez que nos virmos perante uma tentação, seja de pensamento ou de acção, digamos a oração de Jesus, as vezes que for preciso, até que a situação melhore. Assim começamos a compreender a força da invocação do sagrado nome de Cristo.
3) Se virem que estas práticas estão a funcionar e quiserem saber mais, que comprem, ou peçam para o Natal o livro "Relatos de um Peregrino Russo ao seu Pai Espiritual" (Edições Paulinas, lançado este mês) que é um tratado espectacular sobre a oração do coração que, lido com calma e com fé, poderá mudar a vossa vida de oração para sempre.
Boa continuação de advento, enquanto caminhamos para o Domingo da Alegria!

Senhor Jesus Cristo, tende piedade de nós, pecadores.

terça-feira, dezembro 04, 2007

Olhar como os Pequeninos

Estamos em Tempo de Advento, de preparação dos nossos corações para a chegada d'Aquele que se fez pequenino por nós!

Para este dia (amanhã), proponho que o vivas como as crianças, os pequeninos.
Que olhes para as pessoas que se cruzarem contigo neste dia sem os preconceitos que com a idade foste adquirindo, que vejas o lado bom das pessoas num olhar simples, espontâneo e sincero.
Proponho que olhes para as coisas maravilhosas que Deus te põe no caminho, e que muitas vezes nem te dás conta da sua beleza, que as vejas como se fosse a primeira vez, tal como as crianças, e que isso te ajude a ver as maravilhas que Deus faz por TI!

Espero que nos ajude a preparar o nosso Advento!