sexta-feira, novembro 30, 2007

Qual é a tua 'China'?!

Segunda feira e dia de S. Francisco Xavier! Tive sorte, calhou um Santo que conheco e que gosto muito!

Preocupava-se constantemente: "ainda ha gente a quem temos de levar Jesus", e assim percorreu o oriente... India, Japao, e morreu ao largo da China...

Disseram-me (nunca o confirmei, mas acredito), que foi a pessoa que mais gente baptizou, depois de Paulo.

Hoje tive um dilema... como Lhe vou levar mais e mais coracoes? Como posso fazer com que esta fe nao seja "minha", mas "nossa"?! Como vou partilhar tudo isto, para que mais gente possa VIVER?! Como vou levar Jesus a mais gente?! Até onde vou normalmente nesta minha conquista?! Longe?! Onde quero chegar?! Qual é a minha 'China'?!

Hoje (segunda), proponho que levemos Cristo a alguém, levemos a alegria de O conhecer a alguem, alguem que pode estar ao nosso lado todos os dias, mas que nao O conheca, ou conheca pouco...

Como? Falando d'Ele, lembrando o verdadeiro significado do Natal (tambem a nos proprios!), reconhecendo o amor que Lhe sentimos, assumindo a um amigo nao-beato que vamos a missa e nao "tomar um cafe com um amigo", dizendo a pessoa ao nosso lado, com o maior dos orgulhos que estamos a ler um livro beato! Nao sei, puxem pela imaginacao!

Mas proponho:

- Que pensemos no "como O levar mais aos outros no dia-a-dia"
- Que pensemos no verdadeiro sentido do Natal, para comecar este caminho pelo PRINCIPIO!
- Que descubramos qual e a nossa 'China', onde queremos chegar nesta entrega?
- Que ponhamos tudo isto em pratica, levando-O a alguem, HOJE!

segunda-feira, novembro 26, 2007

A caminho...

Com o Advento a chegar.... ideias para de novo jogar?

Quem inventa ideias para um novo jogo? visto perguntas sobre o Advento já ser dificil...

segunda-feira, novembro 19, 2007

Anjos...

O Duarte pos uma questao na ultima mensagem do Angelus que achei mt interessante!

"Que penso dos Anjos?"

Eu acrescento, como e que os Anjos nos ajudam a chegar (ao Amor de) Deus?

(e deixemos de fora qq piadinha q se relacione com a zona onde o Pipos vive, sff! ;) )

quarta-feira, novembro 14, 2007

Sentido de justiça...

Arábia Saudita: vítima de violação condenada a seis meses de prisão e 200 chicotadas

14.11.2007 - 20h55 AFP, PUBLICO.PT
"Uma saudita vítima de violação foi condenada hoje a seis meses de prisão e a 200 chicotadas, por decisão de um tribunal que reforçou a pena que lhe tinha sido aplicada em primeira instância, anunciou a sua antiga advogada, entretanto proibida de exercer a profissão.
A advogada e activista de direitos humanos Abdelrahman al-Lahem contou à AFP que o tribunal da cidade de Al-Qateef, no Leste da Arábia Saudita, lhe retirou a licença para exercer, depois de ter anunciado que iria recorrer do primeiro veredicto imposto à sua cliente.
Em Novembro do ano passado, o tribunal local tinha condenado os seis homens acusados da violação, armados no momento do crime, a penas entre um e cinco anos de prisão, ao mesmo tempo que condenara a vítima a 90 vergastadas. O juiz sublinhava que a mulher estava sozinha num carro com um homem, sem que os dois fossem casados, no momento em que foram abordados por um grupo de assaltantes, que depois violaram a jovem.
Considerando a pena demasiado leve para os agressores, num país onde o crime de violação é passível de ser punido com a pena capital, a advogada recorreu para a mais alta instância judicial do país, que ordenou a repetição do julgamento.
Esta tarde, o tribunal de Al-Qateef condenou os seis arguidos a penas entre os dois e os nove anos de prisão, mas no mesmo veredicto viria a duplicar o castigo da vítima, agora sujeita também a prisão.
A advogada, que não pode acompanhar a repetição do julgamento, adiantou ter sido intimada pelo Ministério da Justiça para comparecer perante uma “comissão disciplinar”, na primeira semana de Dezembro.
O caso provocou uma onda de indignação na minoria xiita, à qual pertence a vítima, tanto mais que todos os agressores são de confissão sunita, largamente maioritários no reino."

Relacionado com o post do blog do lado...

PADRES COM MEDO DOS LEIGOS

"Pôr os padres a fazer apenas o que lhes pertence e entregar aos leigos boa parte da actividade paroquial e das comunidades, foi uma das mais concretas recomendações do Papa aos bispos portugueses. Ideia com a qual todos parecem concordar, mas que ainda assusta muitos padres em Portugal. D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal (CEP) disse que “ainda há muitos padres com medo dos leigos”, situação que “é necessário combater”. D. Carlos Azevedo, porta-voz da CEP, diz que “não se compreende que um padre ande preocupado com a construção de lares ou centros de dia, porque essa tarefa pode e deve ser levada a cabo por leigos. O padre deve preocupar-se com a qualidade das celebrações, da catequese e da evangelização”

Estava a investigar e a ler sobre a ida dos Bispos portugueses e li isto, e achei interessante.

Será que isto é possível? apesar de todos concordarem que era o melhor... As nossas paróquias têm capacidade para fazer esta separação das actividades dos leigos e dos Padres?

Os Padres não se devem mesmo preocupar com lares e centros? não sei... mas se o Papa diz, eu tou de acordo! Mas lembro-me de um exemplo: Pe.Arsénio, e um exemplo destes não é óptimo para a paróquia? acho que sim...

segunda-feira, novembro 12, 2007

Boa notícia a Oriente.

A Universidade Católica vai abrir uma licenciatura em "Estudos Cristãos" em Macau.

Depois de três anos, a estudar esta possibilidade, a China aceitou que se abrisse esta licenciatura. Este projecto foi elaborado e enviado pelo Pe.Peter Stilwell, segundo as normas da Santa Sé.
Boa notícia também porque ninguém esperava uma aprovação tão rápida.
Aliás, como curiosidade, o Pe.Peter conseguiu a aprovação da China/Macau, mais depressa, do que a aprovação do Vaticano, devido às suas relações com Pequim. O assunto foi mesmo tratado pelo Cardeal Bertone, que cá esteve em Outubro.

Este curso ficará sob a tutela da UCP.

Evangelizar no Oriente, viva!

¡Por que no te callas!

http://br.youtube.com/watch?v=C-HdzlxkQEY

O Rei Juan "Santana" Carlos é que esteve muito bem perante dois autênticos idiotas, o Chaves e o Ortega... Muitos deviam ter esta coragem para dizer: Porque não te calas, oh palerma!?

É verdade que o "oh palerma" não existiu, mas tenho pena. Tinha tido muito mais graça, mas fica para a próxima, já esteve muito bem ao mandá-lo calar e ao saír da sala mais tarde.

Já agora, também admiro a defesa do Zapatero ao antigo PM Aznar. Primeira atitude dele que eu gostei.

terça-feira, novembro 06, 2007

Roma, Assis e vizinhos...


Roma é o Papa, e desculpem lá ele ter olhado e sorrido para a minha fotografia e depois abençoado!


ASSIS: A missa com o Bernardo, no convento onde S.Francisco se retirava para rezar!



Regabofebeato: A jogar com os Frades aos Vips na testa, brutal!

Vizinhos, conhecem o sítio?? ouvi dizer que alguém dormiu aqui!


PS- e também foi um bocadinho futebol!

Roma e Assis, vale sempre a pena voltar! quando vamos todos?


Uma pergunta?

Será que estamos a fazer o que o Cardeal nos pediu no post abaixo??

Francisco, Magriço, Joana, Laura, Pi, Ana, Maria, Duarte, Guedes, Filipe e Leonor, vamos obdecer ao Cardeal ou ser hereges e nunca fazer um post?