quarta-feira, setembro 26, 2007

Filipe para ti:

Hoje é o dia de São Cosme e São Damião!!!

São Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da basílica que o papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano; e é ainda meta mais de turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a ábside. Sabemos que os dois irmãos curavam "todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais", fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, sem dinheiro.Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam ". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.

PS- Óbvio que é copy/paste, mas é para não terem de procurar, assim têm aqui um pequeno resumo do EQ!

sábado, setembro 22, 2007

PARABÉNS AGUIAR!


São 32 anos que o Aguiar faz no dia de hoje! Se ele continuar a escrever tão pouco neste blog, o post dos 33 está seriamente em risco!

sexta-feira, setembro 21, 2007

Sã Sã Sã São Gago*

Pois é. A questão veio à baila num casamento há umas semanas. Na nossa mesa encontravam-se não uma, mas sim duas terapeutas da fala, e por isso, como é evidente, a conversa acabou por andar por esses lados.
A dada altura alguém perguntou se haveria um santo padroeiro dos terapeutas da fala, ou das pessoas com problemas de fala, a nível geral. Passado um bocado eu sugeri que um bom candidato seria Moisés, que segundo muitos exegetas seria gago. Obviamente ninguém acreditou em mim. Mas podem confirmá-lo aqui: na explicação sobre Aarão, que é logo o primeiro.
Ora bem, passado este tempo todo, decidi investigar. Infelizmente, a honra de ser santo padroeiro da Gaguez não pertence a Moisés, mas sim a S. Notker de Saint Gall, um homem suiço do século IX também conhecido como, claro, S. Notker o Gago.

Mas não é tudo! A minha pesquisa encontrou ainda S. Bartolomeu, supostamente padroeiro dos gagos também, mas para esse apenas encontrei uma referência e, finalmente, o mais interessante de todos: O evangelista S. Marcos!
E o que tem S. Marcos a ver com os Gagos? Pois muito bem, S. Marcos é nada mais nada menos que Padroeiro da Vila de Gagos, que fica na Guarda. O nome completo é Gagos de Jarmelo e nos nossos dias o filho mais famoso desta terra é um simpático homem que dá pelo nome de Cardeal Saraiva Martins. Como vêem, está tudo liga-ga-ga-do.


* Não confundir com o Sã Sã Saricando.

quinta-feira, setembro 20, 2007

O tipo do meio faz anos


Ao que parece, o tipo que está no meio, entre o Pipos e o Pi, faz hoje anos.
Quem quiser ir à missa na Católica para celebrar com ele... já vai tarde.
Mas celebra também em São Nicolau, pelas 19:15.
Parabéns ao nosso padrón.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Pipes!

Ex-Boss of the Ball Catchers of The Sporting Lisbon Stadium of the World...

Parabéns.

terça-feira, setembro 04, 2007

No Caminho Sobre as Estrelas



Exposição sobre o caminho de Santiago.

Mais informação aqui.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Eu sempre desconfiei...


... que o Pi era um Ganguester.

Nunca nos enganaste!