quarta-feira, fevereiro 28, 2007

MJAQSE 5 - De contestatário a Cardeal


Considerava que o Papa era o Anti-cristo.
Numa visita à cidade eterna, disse que Roma era a cidade mais maravilhosa do mundo, mas que o Catolicismo era “politeísta, degradante e idólatra”. Nessa altura era um Padre Anglicano.
Em 1843 publicou num jornal uma retracção de todas as coisas que tinha dito anteriormente sobre a Igreja Católica. Estava perto da minha conversão.
Em 1846, já tinha sido recebido na Igreja Católica e fui ordenado Padre. Voltei para a Inglaterra e fui condenado por difamação, por criticar o protestantismo. Tive que pagar 14,000 libras em custas, mas o dinheiro foi todo angariado por subscrição pública.
Cheguei a Cardeal e fui uma das figuras mais importantes da Igreja Católica em Inglaterra, e um dos intelectuais mais importantes da Igreja do século XIX.
Quem sou eu?

terça-feira, fevereiro 27, 2007

MJAQSE-4

Olá!
Sou religioso de uma congregação... que está presente em Portugal.
Sou branco e sacerdote e fui o 1º com estas condições a ir a uma ilha do Pacífico e que levei apenas um crucifixo e um breviário.
Fiz-me leproso entre os leprosos para os trazer para Cristo.
O jornal onde uma amiga vossa apareceu à pouco tempo disse que eu era um amigo de toda a humanidade!!!!

Quem sou eu?

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

MJAQSE 3 - Abracadabra

Venho referido no Novo Testamento.
Sou por muitos conhecido como o primeiro dos hereges.
Julguei que o poder de Deus se poderia comprar, e por isso levei uma valente descompostura.
Se fosse vivo hoje, seria fã do Harry Potter.
Quem sou eu?

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

MJAQSE 2 - Tentações

Neste tempo de Quaresma lembramos os 40 dias de Jesus no deserto.
Neste tempo Jesus foi submetido a três grandes tentações, ao lembrarmo-nos delas encontramos força para também nós vencermos dia a dia as tentações que nos aparecem pelo caminho. Tal como Jesus, também outras pessoas foram representadas pela arte sofrendo, combatendo e resistindo à tentação, aqui fica uma delas:


Quem é?

(Esta é da minha DAMA, a estrela do New York Times.)

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

MJAQSE 1

E eis que chegou, com o primeiro dia da Quaresma.

Não, não é um Quiz sobre a Quaresma. Depois da épica experiência do ano passado, dificilmente conseguiríamos fazer uma coisa desse nível.
Naturalmente, também não é um Quiz sobre o Advento, por isso não haverá perguntas sobre renas...
A Quaresma é um tempo de aprofundamento da fé, por isso o "Mega Jogo Adivinha Quem Sou Eu*" vai ser sobre personalidades ligadas à Igreja. Podem ser papas, santos, grandes heresiarcas, tudo (menos renas). A ideia é, como sempre, aprender um pouco mais sobre a nossa religião.
É preciso que todos participem! Nos outros quizes chego a ouvir coisas do género "Vocês sabem tantas coisas! Tenho vergonha de participar." Mas da minha parte esclareço já que a maior parte das perguntas que coloco são coisas que aprendo precisamente na minha busca por perguntas para o Quiz. E isso qualquer um pode fazer!

Agora, vamos a coisas práticas. Regras: Um post por dia, mais não. Fins de semana não são obrigatórios, mas se alguém quiser colocar perguntas, pode. Não vejo problema.
Depois de colocada a pergunta, podemos comentar, mas não dêem as respostas dois minutos depois dela surgir! Não vale a pena impor horários, usem o senso comum.
Definitivamente, não vale fazer copy-paste do wikipedia!!!!!

A ideia não é criar perguntas de resposta impossível, a ideia é aprender. Quem coloca o post deve colocar algumas pistas que possam conduzir à resposta certa.
Convido o Felipe, nosso perito em regras, a sugerir mais algumas a partir do Congo.

Photobucket - Video and Image Hosting
Uma família Esquimó mostra a sua alegria pela chegada do MJAQSE


Dito isto, vamos à primeira pergunta que, excepcionalmente, será mesmo muito, muito, muito fácil!

Chamavam-me Filho da Trovoada.
Fui companheiro de Jesus de Nazaré e preguei o seu evangelho depois da sua ressurreição.
Fui o primeiro apóstolo a ser martirizado, morri às mãos de Herodes.
Andei pela Península Ibérica e consagrei o primeiro bispo de Braga.
Quem sou eu?

* Os depravados escusam de procurar a sigla MJAQSE no Google, não aparece nada de mal. Aliás, não aparece nada mesmo...

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Ele vem aí...

...

- o Aguiar?

Sim, mas não é isso que agora interessa

- O Cosme Damião?

Sim, mas é só em Maio.

- O Quiz Quaresmal?

Podia ser, mas não é.

- O mega jogo adivinha quem sou eu, pra facilitar, MJAQSE?

Sim! Já a partir de amanhã neste blog e até ao dia 6 de Abril.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Oh Mr. Driving, please come back!*

Pronto... estamos perdoados?

* Sr. Aguiar, volta por favor!

Volta Aguiar, estamos dispostos a perdoar....










... e a compensar!

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Fim de Ano 2006...


Este texto que passo aqui na íntegra, é do Pe.Silveira, que tem 94 anos e vive em Alcácer do Sal e foi publicado no jornal da zona.
O texto está muito bom, quem lá esteve sabe as Graças todas que recebeu desta celebração. Tirando o exagero do Fim de Ano em oração e reflexão, apesar do terço colectivo, tudo está de menos, pois a missa foi espectacular, e este Padre é simplesmente brutal, que saíu de casa por nós.







Valores da Juventude…

Maravilhoso “Fim de Ano 2006”

Pelas dezoito horas do passado dia 31 de Dezembro, após um esgotante dia de trabalho, preparava-me para me sentar à mesa, comer uma sopa e deitar-me, quando tocou a campainha. Abri a porta e deparei-me com dois jovens: A Rita, de vez em quando participa na missa Dominical na igreja de Santiago, acompanhada dum jovem colega que de imediato e após ligeiros cumprimentos, me interpela: Sr. Padre Silveira, não há missa às 18h na igreja de Santiago? Não, retorqui, ao que a Rita atalhou, sabe, estão 20 jovens à porta da igreja que vieram passar o “fim de ano” ao Sapalinho e estávamos a contar com a missa às 18h. Em voz sonante e timbrada respondi: vamos e com muita alegria celebrar a missa.
Conduzido no carro pelos dois jovens cheguei à porta da Igreja e de imediato fui rodeado pelos 20 jovens que radiantes e pressurosos abriram a porta principal da Igreja e à porfia prepararam o altar e tudo o que era necessário para a celebração da Eucaristia.
Senti-me e fiz-me jovem entre jovens, que em círculo em volta do Altar concelebrantes comigo na Proclamação da Palavra, na Oração Universal, cujas petições brotaram do coração década um dos jovens, dois dos quais envolveram na sua Oração o Pe.Silveira, o que vivamente me impressionou.
À elevação de Cristo, presente no pão e no vinho, todos de joelhos adoraram o Senhor com profunda piedade.
Como entre os jovens havia dois Ministros Extraordinários da Comunhão, foram eles que deram a Comunhão sob as suas espécies. A Acção de Graças foi viva e sentida como reflexo de toda a Celebração com cânticos do carisma do Movimento de Jovens de Santa Maria no qual se encontram integrados.
O exemplo destes jovens que se refugiaram na Herdade do Sapalinho, nas faldas da Serra da Maceira para em reflexão e oração, passarem o fim de ano de 2006, é um testemunho frisante de que há jovens verdadeiras estrelas cintilantes a brilharem no Céu de Portugal.
Por tudo o que tão dadivosamente recebi do contacto com estes jovens, é-me grato afirmar que o “Fim de Ano de 2006” foi a Vivência mais encantadora do meu Ano Pastoral.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Pai e Marido Babado




Aqui. Não vale muito a pena ler o resto do artigo.

2 Tm; 4-7

"Combati o bom combate (...) guardei a fé."

Obrigado a todos os que podem dizer isto. Obrigado pelo vosso trabalho, pelas vossas orações, pelo vosso testemunho.
A parte que está entre parêntesis diz "terminei a minha carreira". Tirei-a porque não se pode aplicar a nós. Combatemos um bom combate nestas semanas. Guardámos a fé. Perdemos. Mas a nossa carreira não terminou, agora é que começa a sério.

Eu não pude participar como queria neste referendo. Tentei compensar através da oração. Apetece dizer que Deus não ouviu essas orações, mas sabemos que isso não é verdade.
Confesso que continuo muito confuso em relação a tudo isto. Custa-me perceber como foi possível este resultado. Deus não nos esqueceu os portugueses nestes dias que passaram. Eles é que se esqueceram dEle. Benditos somos nós que guardámos a fé.

Não tenham dúvidas. As gerações futuras olharão com desdém sobre esta geração. Felizes somos nós que poderemos dizer que não tivemos parte nesta vergonha.
Em 98 não pude votar. Hoje, quando o fiz, quando me apercebi daquilo que estava a fazer, chorei. Como é possível que me perguntem uma coisa daquelas? Como é possível que haja sequer outro quadradinho para preencher naquela maldita folha de papel?

O nosso combate continua agora. É uma honra estar ao vosso lado. Obrigado.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Grandes políticas! Sim senhor...

De acordo com a política já publicitada pelo Ministro da Saúde, se o "SIM" vencer o Referendo, o Estado terá dinheiro para financiar a prática do aborto livre e para apoiar as clínicas que implementarão a política abortista defendida pelo Primeiro-Ministro.
Mas esse mesmo Estado não tem, neste momento, verbas para a realização de actos médicos essenciais à sobrevivência de milhares de portuguesas e de portugueses. E a situação só tenderá a agravar-se.

Basta atentarmos num caso concreto.

A minha irmã foi operada a um tumor no cérebro em (data indicada), no Hospital (público).
Pela localização do tumor no hipotálamo, não foi possível fazer a excisão completa.
Foi então indicada para fazer radioterapia, no Hospital (público), no (concelho). A tecnologia aqui disponível apenas permite realizar radioterapia convencional, que lhe causará quase inevitavelmente cegueira, incapacitando-a para o trabalho e obrigando-a à reforma por invalidez.

Em Portugal, apenas numa clínica particular, (nome da clínica), existe Radioterapia Estereotáxica Fraccionada onde poderá fazer o tratamento, com menos riscos, e com mais possibilidade de sucesso.

O Hospital (público, onde foi operada) requereu então à clínica (nome da clínica) uma consulta, para que aqui se pudesse fazer o tratamento com esta técnica mais apropriada ao caso.

Mas três meses depois da cirurgia, por razões financeiras nem o Hospital (público) nem o Hospital (público) se dispõem a assinar o termo de responsabilidade, de modo a que os custos, nos termos da Lei de Base da Saúde, sejam custeados pelo Serviço Nacional de Saúde. Entretanto o tempo útil para se iniciar o tratamento na clínica (nome da clínica) esgota-se.
Se a minha irmã quisesse fazer um aborto, o Ministro da Saúde financiaria.Como a minha irmã apenas quer salvar a vida para poder educar (indicação dos descendentes), o Ministro e o Primeiro-Ministro não têm dinheiro... Estarão a guardá-lo para as clínicas abortistas?

Conclui-se de tudo isto que há dinheiro para promover a morte! Mas, não há dinheiro para salvar a vida de uma mulher portuguesa com duas crianças para criar!

Onde está então o respeito pela Mulher e pela Vida?”

Este caso é verídico. Tudo o que possa indicar a identidade da pessoa em causa foi omitido.
Mas vejamos outro caso:

Duas mulheres, igualmente pobres, igualmente miseráveis, engravidam.
Uma decide abortar, outra decide prosseguir, corajosamente, com a gravidez.
A quem é que o estado vai ajudar? Pois é... acertaram.
Quando nos queixamos do dinheiro dos impostos não por sermos forretas, é por casos destes.

Quem teve estas ideias fantásticas, ponha o dedo no ar...



Obrigado.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Obrigatório...

... passar no Rossio entre as 14h e as 21h, que estaremos lá a malta ejNS e não só, a fazer campanha de rua. Esclarecer, dar panfletos, o que for preciso...

É mesmo importante! Nem que seja apenas 1 hora, a televisão estará lá as 14e30, se pudermos ser muitos a esta hora, excelente! Divulguem e apareçam!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Hoje!

Photobucket - Video and Image Hosting

Com a presença da nossa querida Tinoca e tudo.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Jantar de Gaijas!

É com muito prazer que vos convido a todas para um jantar no qual não poderei estar presente.

Jantar “Mulheres pelo Não”

Local: Centro de Exposições da Antiga FIL (Junqueira)
Dia: 4 de Fevereiro, próximo Domingo - €15/pessoa
Hora: 19.30
Confirmadas presenças: Laurinda Alves, Maria do Rosário Carneiro, Matilde Sousa Franco, entre outras ...
Pede-se urgente mobilização de todas(os), quando estaremos a menos de uma semana do referendo. Não é fácil reunir 400 mulheres num jantar, quando se verifica pouca mobilização por causas. Mas estamos certos que esta justifica o nosso empenho.
P.F. confirmar (para nos sossegar...):
e.mail de confirmação: contacto@independentespelonao.org (Filipe Anacoreta Correia)

Salvo a Laura que está (ainda?) em Milão, não há uma única miuda que leia este blogue e que tenha desculpa para não estar presente.
Sugiro até, que o Poeta do Amor componha uns versos sobre esta iniciativa!

Mais uma conferência...

Quinta-feira 1 de Fevereiro às 21h30 – Igreja de Santa Isabel, Sala Alberto Lourenço

"Fazer da evangelização a expressão e o anúncio da caridade."

Com D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.