quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Quaresma!


Queridos Santiagrinos:
Queria partilhar com vocês esta imagem linda que trouxe da Terra Santa! Esta imagem é muito especial para mim porque me diz muita coisa e porque é simplesmente linda! Parece que é como eu quero estar: juntinho a Ele.Contudo, muitas vezes o não consigo fazer! Mas agora, neste tempo que aí vem, ou seja na quaresma, quero tentar mais do que nada estar mais tempo com Ele, lembrar-me mais d'Ele. Enfim, adorá-Lo com todo o meu coração!
Esta imagem é como uma luz para a minha quaresma: a ternura com que a criança abraça Cristo e O beija é simplesmente fantástica! Enfim, palavras para quê??
Muitos beijinhos para todos e uma Santa Quaresma

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Ataque aos nossos valores? Nãaa! Onde?!

Texto da autoria de Fernanda Câncio, uma das principais arautas do assaulto aos nossos valores e à civilização que queremos preservar (reerguer...). Esse assalto, que, tal como os Lobbies, não existe.

«Quando um partido como o CDS - que defendeu a inclusão da "herança cristã" no tratado constitucional da UE, que bradou contra a retirada dos crucifixos das escolas públicas, que se opõe à pílula abortiva nos hospitais portugueses e ao aborto nas primeiras semanas de gravidez por vontade da mulher, que se escandaliza com a hipótese do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a cada debate sobre a lei da nacionalidade convoca os delírios xenófobos do "Portugal para os portugueses" - repudia o comunicado de Freitas não o faz decerto em nome da alma laica, cosmopolita, individualista e libertária da Europa, construída pelas cinzas dos mártires de todas as inquisições e totalitarismos.Para aqueles que, como a actual liderança do CDS, confundem os sentimentos religiosos de uma alegada maioria dos portugueses com uma identidade religiosa do Estado, o escândalo das afirmações de Freitas não pode estar no facto de invocar a "Virgem Maria" ou a linhagem comum das religiões monoteístas para frisar o respeito que Maomé nos deveria suscitar (...) o problema, para o CDS e para os como o CDS, estará em achar que o Maomé "deles" não chega aos calcanhares da "nossa" Virgem Maria. (...)não estamos, não podemos estar do mesmo lado. Entre os que crêem numa ideia de identidade colectiva divinamente decretada e imutável, para quem retirar crucifixos das escolas é uma cedência às "outras" religiões e o casamento é só entre homens e mulheres "porque sempre foi assim", e quem defende a liberdade de cada um configurar o seu mundo e a sua vida como bem lhe aprouver há uma linha tão funda que é um fosso, uma linha onde ninguém caminha. A mesma linha que separa a Europa das Luzes de todas as trevas, islâmicas ou não.»

Que dizem, meus camaradas da Europa de todas as Trevas?

Cantemos alegres a uma só voz...

Image hosting by Photobucket e Image hosting by Photobucket

rogai por nós.

Há já quase 6 anos...

Image hosting by Photobucket

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

vamos ajudar o carmelo






Vamos ajudar o Carmelo!

A Coerência!

Eu até tinha uma certa admiração pelo Francisco Louçã, acho que ele é muito inteligente, e apesar de ser uma pessoa que não defende os meus valores, admirava-o por defender as suas convições como poucos o fazem, então na política cada vez há menos a dizerem o que sentem.

Mas no outro dia, estava a ver o Telejornal, e vi-o a criticar quem fez os cartoons de Maomé, que era uma falta de respeito, que criticava valores de certas pessoas, que isto era uma ofença para os muçulmanos, que não querem guerra e depois fazem isto, etc etc...

Irritou-me à séria, não por ser a favor dos cartoons, mas sim porque ele, e como ele, muitos pensam assim, esquecem-se que defender o aborto, defender o casamento dos homosexuais, defender muitos valores que ele defende, é uma ofença também para os católicos, é o mesmo conflito de valores, será que ninguém lhe diz isto? Adorava que alguém o confrontasse com esta incoêrencia para ver o que ele respondia, só podemos respeitar alguns, agora esses católicos retrógados, nem pensar! Aguiar, quando chegares a presidente, vai em frente e desmascara-o!!

E com este exemplo, queria apenas alertar para o cuidado que nós católicos devemos ter, não gostamos de ser ofendidos, e que certas pessoas digam algumas coisas, mas também precisamos de ter cuidado quando falamos, pois podemos caír nesta incoêrencia.

Os comentários do anterior post, acho que já estavamos a caír nesse erro, ser católico não é fácil, mas temos que tentar facilitar e muitas vezes o caminho é mais ao lado do que nos aptece e queremos.

Um grande bem haja a todos...

P.S.- Aguiar, se pensavas que o meu post iria ser critico aos homosexuais, muçulmanos, etc, estavas enganado...

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

De cabeç(ão) Erguida!

Image hosting by Photobucket

Os nossos rapazes portaram-se melhor do que se podia esperar por terras da Croácia! Terminaram na 4ª posição, tendo perdido nas meias finais e depois no jogo de disputa pelo 3º e 4º lugar.

Honra à nossa selecção! Para além da glória do 4º lugar, ficámos à frente dos espanhóis! Agora imaginem se o Arsénio tivesse sido convocado!

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Viagem a Itália!


Queridos Santiagrinos e Senzas(se também quiserem vir):

Estava a pensar em organizar uma viagem a Itália na segunda quinzena de Julho com muitas igrejas e museus à mistura :D Isto porque? porque os bilhetes de avião estão baratíssimos e porque acho que ha muitas coisas para ver que têm que ser vistas!
ainda estou no princípio das combinações, mas uma coisa é certa: quero mesmo ir, e acho que vai ser optimo visitar aquelas cidades fantásticas e aqueles lugares maravilhosos!
Por isso ja sabem! se estiverem interessados digam qualquer coisa! alguém alinha???
muitos beijinhos para todos!!

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Pérolas dos nossos Doutores

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita, doutora da Igreja

“Todos que lhe tocavam eram curados”

Quando Jesus estava neste mundo, o simples contacto das suas vestes curava os doentes. Porquê duvidar, se temos fé, que ele também realize milagres quando está tão intimamente unido a nós na comunhão eucarística? Porque não nos dará ele o que lhe pedimos uma vez que está na sua própria casa? Sua Majestade não tem por hábito pagar mal a boa hospitalidade que lhe é dispensada. Se estais desolados por não o verdes com os olhos do corpo, considerai que isso não vos convém...

Mas assim que Nosso Senhor quer que uma alma aproveite da sua presença, ele revela-se-lhe. Ela não o verá, é verdade, com os olhos do corpo, mas ele manifestar-se-á a ela por meio de grandes sentimentos interiores ou por outros meios. Portanto, estai com ele de “bom coração”. Não perdeis uma ocasião tão favorável para tratar dos vossos interesses com o momento que se segue à comunhão.

in EAQ - Evangelho Quotidiano

Tareias e coisas afins

A maioria de vocês terá lido o recente artigo do César das Neves sobre o casamento Homossexual. Pois bem, no DN de ontém, nada mais nada menos que 7 cartas a dar-lhe tareia. Nem uma a favor.
Mas o mais grave no DN de ontém não é isso. O mais grave, muito mais, é isto:
http://dn.sapo.pt/2006/02/05/opiniao/questoes_bioetica_dissentir_na_igrej.html

Com padres destes, quem precisa de BE's? Já o ano passado eu tinha lido umas confusões deste senhor sobre a Eucaristia.

Felizmente ainda há aí pessoal com coragem. No Público de hoje aparece um artigo bem escrito sobre o assunto que está na ordem do dia. Como o Público On-Line é pago, vou incluir aqui alguns excertos:

«Desejava poder partilhar a minha opinião num ambiente de autêntica liberdade, mas sei que vou afrontar a intolerância dos que rotulam de homofóbicos todos os que tentam explicar com razoabilidade o carácter institucional do casamento e a sua natureza.»

(...)

«É mais um passo num percurso que já foi percorrido noutros países e está descrito nos manuais. Quem acompanha estas questões sabe da sequência aconselhada: primeiro, esvaziar o conteúdo do casamento, minando a sua estabilidade de maneira a poder dizer-se que já não é mais do que a forma jurídica de uma relação afectiva; depois, regular as uniões de facto, sob a bandeira da liberdade, alegando que o amor não precisa de "papel passado"; finalmente, tentar a equiparação das uniões hetero e homossexuais. A partir do momento em que se atinge esta fase da batalha política, nunca mais se ouve falar das uniões de facto homossexuais. E compreende-se: tudo não passava de um meio para alcançar outros fins, as uniões de facto são um ponto de passagem, uma forma de provocar a banalização e o reconhecimento social das relações entre pessoas do mesmo sexo.»

Sugiro que leiam o resto, se puderem. Especialmente alunos de direito.
Comentem também o texto do Pe Anselmo Borges.
Abraços,
Filipe

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Casamento entre Homossexuais

JS vai apresentar diploma para legalizar casamento entre homossexuais
Via Lusa

O secretário-geral da Juventude Socialista (JS), Pedro Nuno Santos, vai apresentar no Parlamento um projecto de lei para legalizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, disse hoje à Lusa um dirigente da JS.Pedro Nuno Santos, que foi eleito deputado pelo círculo de Aveiro, está a negociar com o PS uma data para a discussão em plenário do diploma de alteração ao Código Civil, acrescentou a mesma fonte.

A direcção da JS tem intenção há vários meses de propor a legalização dos casamentos entre homossexuais e tem estabelecido contactos com a direcção do PS sobre esse assunto, que nunca foi discutido no Parlamento.

O secretário-geral do PS, José Sócrates, não se pronunciou sobre esta questão durante a campanha eleitoral para as legislativas do ano passado e o porta-voz do PS, Vitalino Canas, tem afirmado que os casamentos entre homossexuais não são uma prioridade para o partido.

O Bloco de Esquerda é o único partido com assento parlamentar que defende a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, proibido pelo artigo 1577 do Código Civil.

A primeira tentativa de casamento homossexual em Portugal teve lugar ontem à tarde numa conservatória de Lisboa.

Guedes, como podes ver, a polémica foi lançada bem antes do que tu imaginavas.

Torneios EJNS

DIA: 18 de Fevereiro, Sábado

LOCAL: Tagus Park

HORAS: Todo um dia (9H ÀS 18H)

MODALIDADES: Futebol de 7 (femininos e masculinos), Ténis (Pares mistos)

Pois é, é neste mesmo dia, que poderemos ver todos os equipistas, ex-equipistas e futuros equipistas a correr e a saltar, jogando ténis e futebol!

Esta era a notícia que todos esperavam, há cerca de um ano, quando se realizou a última edição de um torneio de futebol EJNS! Desde aí, a oração passou a ser vencer o próximo torneio, o tema passou a ser as tácticas e o que melhorar no futuro torneio, as partilhas passaram a só falar da evolução de cada futebolista e o ponto de esforço era jogar cada vez mais e melhor.

FUTEBOL:

Futebol de 7, em relva, levar no mínimo 7 jogadores e sem limite máximo, sendo que apenas 2 podem ser "estrangeiros" (não EJNS), e um destes guarda-redes. Os antigos-equipistas não contam como "estrangeiros". A inscrição é de 5€ por jogador, sendo que terá vários jogos...!!! Além do prémio para a equipa campeã, haverá prémios individuais, como melhor jogador, melhor marcador e vários prémios que nunca a FIFA e a UEFA, se lembraram de premiar.

Agora é verem muitos jogos do Barcelona, Chelsea e Juventus, pois esse vai ser o nível deste grandioso torneio.

A organização apenas vai comunicar com o capitão de equipa, para ser mais fácil e menos confuso para todos. Notícias como a hora dos jogos, adversários, etc...serão avisados com antecedência.

Os jogos também serão sempre arbitrados e a decisão deste é soberana!

TÉNIS:

Pares mistos, campo de relva sintética, sendo que os 2 membros, têm de ser EJNS ou ex-EJNS. Acho que o díficil vai ser arranjar rapazes, pois as raparigas EJNS têm muito jeito para o ténis, e não será surpresa ver no nosso "Wimbledon", o par feminino bem mais forte do que o masculino!

A incrição é de 3€ por equipa, e o número de jogos é conforme o número de pares inscritos, que se prevêm ser bastantes.

Haverá prémios para o par campeão, para a melhor jogadora, melhor jogador, entre outros prémios muito originais!

Outras actividades existirão neste grande complexo desportivo que acolherá as EJNS neste fantástico sábado!

AGORA, arranja o teu par, arranja a tua equipa e inscreve-te até dia 14 de Fevereiro! Quem sabe se não serás o/a novo/a Federer ou Hingis do ténis EJNS, ou o Ronaldinho ou Lampard do futebol EJNS?

Muito Obrigado

Secretariado de Lisboa

P.S.- Vai-te pondo em forma pois o nível vai ser bastante elevado e passa esta mensagem a todos os teus amigos EJNS!

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Leiam este artigo, é muito curioso. Retirei-o do Público Online, não meti só o link, porque é preciso pagar para estar inscrito e duvido que a maior parte de vcs estejam.
Leiam e comentem o que vos vier à cabeça. É uma curiosidade mas revela uma coisa que para nós é muito importante.
Um grande abraço e beijinhos para todos.


O whisky é kosher?, interrogam-se os rabis israelitas
Maria João Guimarães
Em causa o processo de envelhecimento em barris onde foram produzidos vinhos sem seguir os preceitos judaicos; já tinham causado polémica perucas da Índia e a água de Nova Iorque
O mundo dos judeus ultra-ortodoxos está envolvido numa discussão sobre se o facto de alguns whiskies envelhecerem em barris onde tinha sido feito vinho não kosher, ou seja, que não respeita as directivas judaicas em termos de culinária, poderia determinar o licor não-kosher, segundo o diário hebraico Yediot Ahronot.Não é a primeira vez que a questão de o whisky seguir ou não os preceitos judaicos é discutida em Israel. Antes, tinha-se decidido que o whisky poderia ser considerado kosher já que não era misturado com vinhos feitos por processos que não têm em conta as regras culinárias judaicas. Mas agora, um grupo de rabis argumenta que alguns whiskyies têm um "acabamento" especial em barris onde antes foi produzido vinho não-kosher. O que poderá "contaminar" o que lá é produzido depois. Há vários preceitos a seguir para se obter vinho kosher: o equipamento necessário tem de ser usado em exclusivo para produtos kosher; apenas judeus que respeitem o shabat (dia de descanso semanal) podem intervir em todas as fases do processo, desde o esmagar das uvas até ao engarrafamento; e também apenas podem ser usados no fabrico produtos com certificado kosher, para além de ser proibido usar elementos estranhos ao vinho (gelatina, arroz, produtos animais, corantes ou conservantes).Não é a primeira vez que são revistas as regras para produtos que antes não contrariavam os preceitos judaicos. Há dois anos, o choque foi para as mulheres ultra-ortodoxas, que descobriram que as suas perucas de cabelos naturais poderiam não ser kosher, já que as importadas da Índia eram feitas com cabelo cortado a mulheres em cerimónias hindus, em que eram adoradas imagens de divindades.As perucas são obrigatórias para as mulheres ultra-ortodoxas, que depois de casadas não podem mostrar o seu próprio cabelo e têm de o rapar. Se forem de fios humanos, as perucas podem chegar a custar mil dólares. Após esta deliberação, em várias comunidades ultra-ortodoxas em Nova Iorque e Jerusalém chegaram mesmo a ser feitas fogueiras para queimar perucas da Índia. As lojas receberam telefonemas frenéticos e, na dúvida, houve mesmo mulheres que começaram a sair sem peruca, cobrindo a cabeça com um lenço ou um chapéu, ou a optar por perucas obviamente falsas para não correrem o risco de serem suspeitas de usar algo que não fosse kosher.Um pouco mais tarde, foi a vez de os judeus de Nova Iorque se assustarem com a notícia de que havia microorganismos na água da cidade.Estes pequenos seres não eram nocivos para a saúde, revelaram logo as autoridades da cidade. Mas tinham uma característica: eram crustáceos. Ora, as regras dietéticas judaicas não permitem comer qualquer criatura com uma concha externa - caranguejos, camarões, por exemplo. Os líderes religiosos judaicos dedicaram-se então a discutir se o microorganismo poderia ser considerado independente da água - e então não seria kosher - ou parte integrante do líquido - e assim seria kosher. Enquanto era tomada a decisão, a comunidade ultra-ortodoxa foi responsável por uma autêntica corrida aos filtros de água em Nova Iorque.

Egipto

Image hosting by Photobucket

Esta foto é de um miudo cristão do Egipto que morreu há poucos dias. A tragédia aconteceu quando uma multidão de fanáticos muçulmanos atacou a igreja em que ele e a sua comunidade estavam a rezar. O rapaz morreu de ataque de coração, induzido por pânico pela situação, principalmente depois de ter visto um adulto da comunidade a levar uma machadada na cabeça.
Foram os dois mais recentes mártires no Egipto.

Eu não meto estas notícias para chocar. Meto para que todos compreendamos a sorte que temos, e que nunca nos esqueçamos daqueles que morrem por acreditar no Cristo.
Rezem pela Igreja Perseguida!