segunda-feira, novembro 21, 2005

Lei da Programação Médica Assistida

Image hosted by Photobucket.com

Comunicado

A importância que uma lei da Procriação Medicamente Assistida (PMA) tem é bem expressa no facto de na Assembleia da República terem sido apresentados quatro projectos de lei (PS, PSD, PCP e BE) sobre esta matéria.

Estão em causa questões que científica e eticamente determinam um tempo e uma civilização. Na lei da Procriação Medicamente Assistida decide-se, em concreto, da dignidade da vida humana, sobre a vida de embriões chamados “excedentários”, clonagens, sobre a congelação e uso de embriões para experimentação, da vida de crianças deliberadamente criadas por um só progenitor, sobre fecundação “post morten” e a reprodução fora do casal (chamada de heteróloga), sobre as vulgarmente denominadas “barrigas de aluguer”, o direito à identidade genética ou o sigilo deste, e tantas outras questões.

Por toda a Europa e em grande parte do Continente Americano tais questões têm sido objecto de amplo debate público, com grande número de Referendos já realizados.
Sobre estas questões e por todo o mundo, a comunidade científica, ética e jurídica tem produzido uma vasta reflexão.

Em Portugal verifica-se com preocupação a ausência de lei que regule a PMA. Mas ainda com maior preocupação a esta situação, a que assistimos, de ausência de debate sobre os projectos de lei acima referidos, ao alheamento para que a opinião pública e os médias são empurrados, ao debate parlamentar deliberadamente desvalorizado, ao desconhecimento que a comunidade científica tem destes projectos, e, pior ainda, ao desconhecimento que os portugueses têm do que se está a decidir no parlamento.

O debate sério e amplo é seguramente um imperativo civilizacional e de cidadania. Muitas são as vozes que a nível internacional se levantam a negar “legitimidade” aos parlamentos para sozinhos decidirem sobre estas matérias – está em causa uma decisão sobre a essência do homem, a sua ontologia. Nas últimas eleições para a Assembleia da República nenhum partido político trouxe ao debate estas matérias e por isso nenhum deles está autorizado a decidir sobre elas.

O povo português tem o direito a que lhe seja reconhecida a maturidade política e democrática que, nestes mais de trinta anos, soube honrar.

Vastos sectores da sociedade civil, membros da comunidade científica, líderes das diferentes comunidades religiosas, autoridades locais, reputados fazedores de opinião e académicos, que a Federação e as suas associadas, de norte a sul do país, têm consultado, pugnam por um debate alargado, claro e esclarecedor que a final consubstancie uma consulta directa ao povo português.

Estão em causa decisões graves que no nosso entender atentam contra a dignidade da vida humana.

Por isso, a Federação Portuguesa pela Vida não pode deixar de, neste momento civilizacional dramático da vida política:

1º - Reprovar a forma como está a ser conduzida a decisão sobre uma lei da PMA e a obscuridade a que a mesma está remetida.

2º - Alertar o país, em especial através da comunicação social até agora pouco atenta ou presente, para a necessidade do esclarecimento e debate público alargado.

3º - Demonstrar a necessidade e o empenho para que seja de facto levado ate ao fim o processo legislativo da lei da PMA.

4º - Apelar aos centros de decisão política e em especial a todos os deputados à Assembleia da República para que seja promovida de forma democrática este debate, tendo em atenção a identidade do povo português e os limites que em termos de consciência política se hão-de observar.

5º - Declarar que, não se preenchendo as circunstâncias políticas e parlamentares adequadas à elaboração de uma legislação que (no seguimento das mais recentes e modernas na Europa) consagre os princípios básicos de respeito pela Vida e Dignidade Humanas, se encontra disponível para, de uma forma transparente e leal, com as entidades que comunguem desta preocupação, promover os mecanismos jurídica e politicamente necessários à submissão a Referendo da Lei que vier a ser aprovada pela Assembleia da República.

A Federação Portuguesa pela Vida

Contactos para a Comunicação Social:

Dra. Isilda Pegado (Presidente da Direcção), 917227560,
Dr. Pedro Líbano Monteiro (Presidente da Assembleia-Geral), 968574575.

terça-feira, novembro 15, 2005

Guardem o dia 22

Dia 22 à noite, por volta das 21:30 vai haver uma conferência em Lisboa que promete esclarecer muitas das questões que temos discutido entre nós nas EJNS etc.
O tema será algo do género "A legitimidade do poder segundo a doutrina da Igreja" e o orador é o Dr. Hugo Chelo, que é professor na Católica.
Esta questão não é só teórica, liga com muitas questões reais que um dia poderemos ter que enfrentar: Posso deixar de pagar impostos a um estado que financia abortos? É legítimo pegar em armas contra um estado opressor? O tiranicídio é permitido? etc. etc.
A ideia não é discutirmos tudo outra vez, mas sim informarmo-nos do que a Igreja realmente diz ou tem dito sobre estes assuntos, para podermos estar mais informados.
A ideia é ser uma conferência pequena, no máximo 50 pessoas. Guardem a data porque posso-vos garantir que vai ser interessante.
Os nossos irmãos Senzas estão obviamente convidados também. Não posso postar no blog deles, por isso se alguém me fizer o favor de colocar lá este aviso fico-vos muito agradecido.
Um grande abraço!
Filipe

Simples contas!

Às 00:10 do dia 15 de Novembro, faltavam:

3 semanas
23 dias
13 horas
20 minutos
1992013 segundos

para o começo do casamento de dois santiagrinos.... o Filipe, decidiu em Santiago, pedir em casamento à Ana 5 meses depois... ou então mais tarde na neve, mas esse grupo esqueceu-se no regresso de fazer um blog...

P.S.- Filipe, diz que sim... Para Santiago ser muita importante!

sexta-feira, novembro 11, 2005

ICNE II

Como todos já sabem, amanhã existirá em Lisboa uma procissão, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que sairá de Fátima, apenas pela terceira vez, nestes anos todos...

A procissão/peregrinação vai percorrer, as principais avenidas de Lisboa, e a nossa presença é mais do que evidente.
A procissão parte da Igreja Nossa Senhora de Fátima Às 17h, por isso as EJNS, terão a sua concentração as 16e30 à porta da Nova da av.Berna, pois em frente à igreja deve estar o caos.. Assim, depois, seguiremos todos juntos.
O Pe.Nuno Coelho, e bem, sugeriu que todos levassem uma t-shirt das EJNS, que pode ser uma qualquer, desde q tenha o "rótulo" EJNS!

Outras actividades:
-Terço oficial do ICNE, rezado pelas EJNS, às 18e30 na Basílica dos Mártires e em directo para a Rádio Renascença.
-Concerto no rossio às 20h... (simplus às 20e30, grão de trigo em rock sem hora definida, ftahhli albak, à hora que decidirmos subir ao palco...).
-Vígilia noite toda, de sábado para domingo, sendo que as EJNS animam entre a meia-noite e a uma.

VIVA O ICNE...



segunda-feira, novembro 07, 2005

ICNE

O terço oficial do ICNE, vai ser animado, lido, etc etc....pelas EJNS e transmitido para a Rádio Renascença.

Apareçam, todos os dias da semana, às 18h na igreja dos Mártires.

É muito importante, e os Santiagrinos não irão faltar!!

Até logo às 18h...passem mensagem!

sexta-feira, novembro 04, 2005

Debate sobre o Aborto

Caros amigos, à parte o prometido esclarecimento sobre o entendimento do CDS/PP sobre a questão do Aborto, que não está esquecido, convido-vos a participarem no debate que a JP de Lisboa irá realizar já nesta próxima segunda-feira, dia 7, às 21h00 na sede nacional - Largo Adelino Amaro da Costa (vulgo largo do caldas), n.º5.

O debate pretende-se mais técnico do que político. A ideia é dar a conhecer a lei actual, as alterações propostas, o referendo, a pergunta, as questões jurídicas, médicas e morais relacionadas com o tema.

Como oradores convidados temos:

Padre Nuno Serras Pereira
Dr. Vítor Neto, Médico
Dra. Isilda Pegado, Jurista
Dra. Inês Saraiva Azevedo, Jurista

A entrada é aberta a todos. Apareçam, divulguem.
Abreijos

Vou mudar de igreja...

É verdade. Descobri a verdade e vou ser recebido nesta comunidade que vos convido a todos a conhecer.
Mais informação aqui: http://www.udv.org.br/

quarta-feira, novembro 02, 2005

Lançamento de livro...

Amigos e camaradas!
Amanhã dia 3 vai ser o lançamento do livro "O Caminho Português de Santiago" da autoria de Lourenço de Almeida, e com fotografias de António Homem Cardoso.
Quem apresenta a obra é a nossa camarada Laurinda Alves.

Image hosted by Photobucket.com

Local: Centro Nacional de Cultura
Rua António Maria Cardoso 68
(a rua por trás do Teatro S. Luís)
Hora: 18:30

Eu faço tenções de ir. Já recebi o livro aqui na revista e até escrevi sobre ele para a edição que foi agora para as bancas. É muito giro ver retratados os sítios por onde passámos.
Se mais alguém quiser ir é só combinar um ponto de encontro e vamos juntos.